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Tipo do documento: Tese
Título: A paisagem gráfica de Orlando da Costa Ferreira: reconstruindo a memória do design através da imagem e da letra
Título(s) alternativo(s): The graphic landscape of Orlando da Costa Ferreira: rebuilding the memory of design through image and text
Autor: Fonseca Neto, Almir Mirabeau da 
Primeiro orientador: Lima, Guilherme Silva da Cunha
Primeiro coorientador: Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha
Primeiro membro da banca: Cavalcanti, Lauro
Segundo membro da banca: Carvalho, Ricardo Artur Pereira
Terceiro membro da banca: Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
Quarto membro da banca: Silva Junior, Amaury Fernandes da
Resumo: Nossa proposta na presente Tese é investigar o acervo de Orlando da Costa Ferreira e entender as possíveis implicações da sua pesquisa no estudo da história do design brasileiro. Esta investigação se deu a partir do processo de resgate, de digitalização, de organização e de investigação dos corpora reunidos pelo bibliólogo. Verificamos que a variedade e a transdisciplinaridade do material evidenciam que Orlando da Costa Ferreira foi um precursor do estudo da Memória gráfica brasileira. Pois, além de analisar o material pela ótica usual do estudo do livro, buscando o conteúdo e as práticas de leitura, o estudioso procurava uma bibliografia descritiva da dimensão material, tecnológica e trabalhista do artefato gráfico. Em paralelo, ao analisar esses corpora, foi ainda possível visualizar um vasto e abrangente panorama histórico que contempla significativas transformações na relação entre o design e a tecnologia na indústria gráfica brasileira, ao longo do século XX. A partir desse panorama, buscamos apontar algumas mudanças que reposicionaram o campo de design na cadeia produtiva da indústria gráfica e as relações entre o design gráfico e os meios de produção da indústria gráfica brasileira dentro de um determinado período. Buscamos ainda aprofundar o estudo das interligações entre o design e a tecnologia, para assim verificar onde, possivelmente, a tecnologia condiciona o projeto e, por outro lado, onde as atividades projetivas podem quebrar paradigmas tecnológicos. Nesse sentido, entendemos que Orlando da Costa Ferreira, ao analisar produtos e processos gráficos dentro dessa perspectiva e com um enfoque em questões materiais que só mais recentemente interessaram aos pesquisadores da área da história do livro, já contribuía para o fortalecimento do campo do design no Brasil, enquanto área de conhecimento próprio, ainda no terceiro quartel do século XX.
Abstract: Our proposal in this thesis is to investigate the collection of Orlando da Costa Ferreira and to understand the possible implications of his research in the study of Brazilian design history. This investigation was based on the process of recovery, digitalization, organization and research of corpora gathered by Ferreira. We verified that the variety and transdisciplinarity of the material gathered shows evidence that Orlando da Costa Ferreira was a forerunner of the study of Brazilian graphic memory. For in addition to analysing the material from the usual perspective on the study of books, searching for content and reading practices, Ferreira sought a descriptive bibliography of the material, technological, and labor dimensions of the graphic artefact. In parallel, when analysing these corpora, it was still possible to visualize a vast and comprehensive historical panorama that contemplates significant transformations in the relationship between design and technology in the Brazilian printing industry, throughout the twentieth century. From this perspective, we sought to point out some changes that repositioned the field of design in the productive chain of the printing industry and the relations between graphic design and the means of production of the Brazilian printing industry within a given period. We also seek to deepen the study of the interconnections between design and technology, in order to verify where technology can possibly condition the project and, on the other hand, where the projective activities can break technological paradigms. In this sense, we understand that Orlando da Costa Ferreira, when analyzing products and graphic processes within this perspective and with a focus on material questions that only more recently interested the researchers in the area of book history, already contributed to the strengthening of the field of design in the Brazil, as an area of personal knowledge, still in the third quarter of the 20th century. Keywords:
Palavras-chave: Orlando da Costa Ferreira
Brazilian graphic memory
Printing industry
Graphic design
Orlando da Costa Ferreira
Memória gráfica brasileira
Indústria gráfica
Design gráfico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: FONSECA NETO, Almir Mirabeau da. A paisagem gráfica de Orlando da Costa Ferreira: reconstruindo a memória do design através da imagem e da letra. 2018. 199 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9038
Data de defesa: 7-Mar-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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