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Tipo do documento: Tese
Título: Juventude como um valor para o design contemporâneo
Título(s) alternativo(s): Youth as a value for contemporary society
Autor: Salz, Ana Paula Zarur de Andrade Silva e 
Primeiro orientador: Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de
Primeiro membro da banca: Campos, Jorge Lúcio de
Segundo membro da banca: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Terceiro membro da banca: Boas, André Fábio Villas
Quarto membro da banca: Monçores, Aline Moreira
Resumo: Na contemporaneidade, a juventude tem como característica precípua o processo de constante modificação, com periódica superação de padrões, de produtos, costumes. Esta condição se ajusta à espiral de consumo implementada por setores produtivos atuais. Juventude adquiriu estatuto social e seus atributos passaram estar expressos em bens de consumo. No contexto contemporâneo, com frequência o design assume abordagem que favoreça a aceleração da obsolescência programada, por meio de soluções que reifiquem as sucessivas expressões de estética jovem. O reconhecimento social dos indivíduos é cada vez mais dependente de atributos que associados à mocidade (como capacidade de modificação, flexibilidade, beleza, vigor físico...). Nas sociedades de consumo, a reificação desse ideal estético tornou-se um modelo para o que seja desejável, atuando no mercado como um modo de distinção e de pertencimento. Não mais adstrita à mocidade, com a desesperada adesão de setores com idade avançada, a juventude tornou-se um patrimônio a ser conquistado e mantido, em qualquer idade, por meio do consumo de bens e serviços tidos como apropriados. Considerando que na atualidade há a valorização das características jovens enquanto são desprestigiadas as relacionadas à idade avançada, a presente Tese investiga a hipótese de que produtos joviais favorecem o ciclo de descarte e a manutenção de relações de poder assimétricas. O objetivo específico da pesquisa é verificar e demonstrar como o design, por conformar mensagens em objetos, estabelece e sustenta ideologias. Para a consecução desses propósitos, a pesquisa adotou como referencial teórico-metodológico a Hermenêutica de Profundidade de Thompson e a Semiótica de extração Peircena. O método é composto por três etapas: análise sócio- histórica, análise formal e semiótica e interpretação/reinterpretação. Na primeira, foram delineados aspectos do contexto social contemporâneo que promovem o atual protagonismo juvenil e as suas consequentes expressões no campo do design de produtos. Na segunda, foi realizada a análise semiótica de produtos de design contemporâneo, no intuito de compreender como tais objetos podem significar juventude . Esta análise permitiu identificar as estratégias comunicativas empregadas para expressar o conceito de jovialidade por meio de artefatos: adoção de um design provocativo e irreverente; estruturação de uma aparência lúdica; e apropriação de estilos e práticas próprias à cultura jovem. Por fim, na interpretação/reinterpretação desenvolveu-se o estudo comparativo dos elementos que as análises anteriores permitiram construir. Nesta etapa, o trabalho retomou os dados levantados para gerar uma síntese criativa e crítica que relacionou as características do contexto contemporâneo aos modos como o significado de juventude é expresso nos artefatos. Este procedimento não apenas explicitou o caráter ideológico dos produtos joviais, como também demonstrou que a ação do design assume função de ferramenta estratégica para estímulo ao consumo e contribui assim para a limitação da vida útil dos artefatos Com isso, o design, uma atividade que possui enorme potencial para promover o bem estar e a inclusão social, pode contribuir para aceleração do descarte, com correspondente impacto ambiental negativo, ao sublinhar a prevalência de valores jovens. A conclusão do trabalho aponta para a relevância de atividade em design com profundo e forte compromisso ético.
Abstract: In contemporary times, youth has as its main characteristic the process of constant modification, with periodic overcoming of patterns, products, customs. This condition fits the consumption spiral implemented by current productive sectors. Youth acquired social status and its attributes were expressed in consumer goods. In the contemporary context, design frequently adopts an approach that favors the spiral of programmed obsolescence, through solutions that reify the successive expressions of young aesthetics. The social recognition of individuals is increasingly dependent on attributes associated with youth (such as changing hability, flexibility, beauty, physical vigor...). In consumer societies, the reification of this aesthetic ideal has become a model for what is desirable, acting on the market as a mode of distinction and belonging. No longer attached to youth, with the desperate adhesion of elders, youth has become an asset to be conquered and maintained, at any age, through the consumption of goods and services deemed appropriate. Considering that today there is the appreciation of the young characteristics while those related to old age are discredited, this thesis investigates the hypothesis that youthful products favor the discard cycle and the maintenance of asymmetric power relations. The specific objective of the research is to verify and demonstrate how the design, in conforming messages in objects, establishes and sustains ideologies. For the accomplishment of these purposes, it adopts as a theoretical- methodological reference Thompson's Depth Hermeneutics and Peirce's Extraction Semiotics. The method is composed of three stages: socio-historical analysis, formal and semiotic analysis and interpretation/reinterpretation. In the first one, aspects of the contemporary social context that promote the current youth proéminence and its consequent expressions in the field of product In the second, the semiotic analysis of contemporary design products provided the understanding of how such objects convey the "youth concept. This analysis allowed to identify the communicative strategies employed to express the concept of joviality by means of artifacts: adoption of a provocative and irreverent design; structuring a playful appearance; and appropriation of styles and practices typical of youth culture. Finally, in the interpretation/reinterpretation the comparative study of the elements that the previous analyzes allowed to construct was developed. At this stage, the work has taken over the data collected to generate a creative and critical synthesis that related the characteristics of the contemporary context to the ways in which the meaning of youth is expressed in the artifacts. This procedure not only made explicit the ideological character of the jovial products, but also demonstrated that this action of design assumes the role of a strategic tool to stimulate consumption and thus contributes to the limitation of the life cycle of the artifacts. While holding great potential to promote well-being and social inclusion, design can contribute to acceleration of discard, with corresponding negative environmental impact, by emphasizing the prevalence of young values. The conclusion of the study points to the relevance of design activity with a strong ethical commitment.
Palavras-chave: Product Design
Youth
Ideology
Consumption society
Design de produtos
Juventude
Ideologia
Sociedade de consumo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: SALZ, Ana Paula Zarur de Andrade Silva e. Juventude como um valor para o design contemporâneo. 2018. 194 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9039
Data de defesa: 5-Abr-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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