Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9045
Tipo do documento: Tese
Título: O real em feedback: regimes de autenticidade, narrativas e alteridade nas reformulações do documentário interativo
Título(s) alternativo(s): The real in feedback: regimes of authenticity, narratives and spectorialities in the reformulations of the interactive documentary
Autor: Larocca, Gianna Gobbo 
Primeiro orientador: Martins, Marcos André Franco
Primeiro membro da banca: Geiger, Sarah Leonora
Segundo membro da banca: Carvalho, Ricardo Artur Pereira
Terceiro membro da banca: Ferreira, Emmanoel Martins
Quarto membro da banca: Bonelli, João de Sá
Resumo: Os documentários interativos produzem remodulações nas convenções do documentário audiovisual ao colocarem o arsenal do design de interação no primeiro plano de mediação das suas interfaces. O principal efeito buscado e prometido é o de um maior intercâmbio com a audiência, que agora atende à dupla especificação de espectador-usuário. Expandir os limites do encapsulamento da mídia audiovisual, contudo, não é uma novidade. O cinema ficcional teve que estabelecer códigos, absorvidos em parte pelo documentário, para garantir seu regime imersivo. Porém, estes códigos sempre foram mais ambíguos nas narrativas que se embrenham nas paisagens do real. Tratando do mundo histórico social e compartilhado com os atores sociais presentes na tela, o documentário indica um transbordamento da realidade da representação para a realidade dos espaços habitados pelo espectador. Se os documentários interativos também buscam essa permeabilidade,ela se configura, entretanto,pela via de um retorno, em feedback. Neles,é o espectador-usuário, ponteiro do mouse na tela, que deve contagiar e informar o i-doc através de suas ações com a mídia interativa e sua expertise do mundo real.Em um sentido ou outro, estas fronteiras são zonas intensas de produção de discurso. Nossa pesquisa é dedicada a investigar os discursos sobre o real produzidos nas interfaces interativas, articulando-os com a tradição do documentário e a cultura das novas mídias, de maneira a indicar seus regimes de autenticidade, reformulações narrativas e relações com a alteridade.
Abstract: Interactive documentaries are producing new modulations in the conventions of audiovisual documentary by placing interaction design in the foreground of the interface mediation. The main effect aimed and promised is a greater interchange with the audience, which now has the dual specification of user-viewer. However, breaking the encapsulation of audiovisual media is not new. The fictional cinema had to establish codes, which were partly absorbed by the documentary, to guarantee an immersive regime. These codes have always been more ambiguous in narratives dealing with reality. Representing our social world, shared with actors on the screen, the documentary often indicated a transition of the representation reality to the reality of the spaces inhabited by the viewer. If interactive documentaries also seek this permeability, it is set by means of feedback: with the mouse pointer, users-viewers must shape i-doc through their actions with interactive media and their real-world expertise . In either direction, these boundaries are intense zones of discourse production. Our research seeks to investigate the discourses about the real that are produced in this change of direction of the i-docs, articulating them with the tradition of the documentary and the culture of the new media, in order to indicate their regimes of authenticity, narrative reformulations and spectoriality.
Palavras-chave: Interactive documentary
Interaction design
Digital media
Audiovisual documentary
Spectatoriality
Documentário interativo
Design de interação
Mídias digitais
Documentário audiovisual
Espectatorialidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: LAROCCA, Gianna Gobbo. O real em feedback: regimes de autenticidade, narrativas e alteridade nas reformulações do documentário interativo. 2019. 225 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9045
Data de defesa: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese - Gianna Gobbo Larocca - 2019 - Completa5,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.