Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9048
Tipo do documento: Tese
Título: Design: o ensino de desenho através de método híbrido para desenvolver habilidades na representação gráfica
Título(s) alternativo(s): Design: Teaching Design through hybrid method to develop skills in graphic representation
Autor: Machado, Silvana Rocha Brandão 
Primeiro orientador: Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
Primeiro membro da banca: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Segundo membro da banca: Tenicela, Wilder Manuel Ferrer
Terceiro membro da banca: Pereira, Regina Célia de Souza
Quarto membro da banca: Diniz, Luciana Nemer
Resumo: A ideia para a exploração da presente temática surgiu com a constatação de um problema enfrentado por docentes das disciplinas de Design e Arquitetura que utilizam fundamentos de Geometria para a realização da expressão gráfica de ideias em projetos e produtos. Notou-se que grande parte dos alunos chega ao nível superior sem ter uma sólida base quanto à aplicação destes fundamentos na prática de Desenho. Um dos motivos que levou a essa situação é a desvalorização sofrida pela disciplina de Desenho, que teve sua presença reduzida nos currículos do ensino fundamental e médio por leis educacionais aprovadas desde a década de 1970. Outro motivo importante é o impacto gerado pela inclusão das novas tecnologias ao ensino destas disciplinas, o que, apesar de ter possibilitado a execução de operações complexas de modo simplificado, desen-corajou os alunos quanto à realização de práticas instrumentais. Considerando-se estes fatores, é necessário buscar novas estratégias e técnicas para o ensino das disciplinas de Desenho e Projeto. Esta tese explora as possíveis causas deste problema, apresen-tando: um panorama dos fundamentos geométricos, ressaltando sua importância na vida acadêmica e na prática profissional; uma síntese da evolução do ensino da Geometria no Brasil; a abordagem das técnicas utilizadas pelas culturas de povos originários que fazem uso de uma geometria empírica, no artesanato, nas pinturas corporais, na tecela-gem ou na arquitetura. Este estudo, inspirado na temática da Etnogeometria e em todos os conceitos geométricos abordados, culminará na contribuição da tese para o ensino de Desenho, com a apresentação e detalhamento de uma proposta de curso partindo de uma metodologia híbrida que explora a combinação de estratégias didáticas que utilizam os fundamentos em Geometria com recursos analógicos e digitais. Para testar essa pro-posta foi elaborado um curso de Tecnogeometria, uma experimentação dentro de um Projeto de Iniciação Científica. Nele foram aplicados exercícios utilizando tanto métodos instrumentais quanto digitais na criação de produtos com inspiração etnogeométrica ao final do curso. Por meio deste experimento os alunos puderam aprender e revisar funda-mentos de Desenho imprescindíveis para a formação de designers, (sejam eles dese-nhistas industriais, arquitetos, designers de interiores, etc.), e também treinar o uso de diversos recursos para colocar em prática o conteúdo lecionado, incluindo os aspectos da cultura material de vários povos originários. O estudo permitiu concluir que não se pode tolerar o abandono do ensino dos fundamentos de Geometria, além de apresentar exemplos de contribuições feitas por diferentes culturas, entrelaçando os conhecimentos empíricos com os acadêmicos para a formação de profissionais melhor preparados para resolver problemas, pensar soluções mais detalhadas, criativas, de maior qualidade e eficiência.
Abstract: The idea for covering the present subject arose with the observation of a problem faced by professors of courses in Design and Architecture that use the fundaments of Geometry in the graphic expression of ideas in projects and products. They realized that a great part of the students reach the upper levels of education without a solid basis on how to apply these fundaments to drawing. One of the reasons for this situation is the loss of importance suffered by the disciplines of Drawing, which had its presence reduced from the curriculum for middle and high school education through educational laws that were approved since the decade of 1970. Another important reason is the impact of new technologies in the teaching of these disciplines, which, although they allowed the simpli-fied execution of complex operations, they discourage students from using instrumental methods. Considering these factors, it is necessary to seek new strategies and tech-niques for teaching Design and Project. This thesis will explore possible causes to the problem, presenting: a panorama of Geometry´s fundamentals, focusing on its im-portance for academia and in the professional practice; a synthesis on the evolution of teaching Geometry in Brazil; and the techniques used by the original peoples, which im-plemented empiric geometry in its crafts, painting, tattoos, weavings and architecture. This study, inspired by Ethnogeometry and by the geometric concepts examined, culmi-nates in this thesis contribution to the teaching of Drawing, with the presentation and detailing of a proposition of a course that uses a hybrid methodology that combines teach-ing strategies that apply the fundamentals of Geometry with analogic and digital re-sources. To test this proposal the course of Tecnogeometry was made as an experiment within Project of Scientifc Scholarshp for Studeents.This project had exercises using both instrumental and digital tools in the development of products inspired by ethnogeometry. Through this experiment the students were able to learn and revise the fundamentals of Drawing which are essential to designers, (be they industrial designers, architects, interior designers, etc.), and also to train the use of several resources that put into practice the contents of the course, including the aspects of the material culture of the original peo-ples. The study allowed the conclusion that it is not tolerable to abandon the teaching of the fundamentals in Geometry, whilst also presenting examples of the contributions made by different cultures, weaving the empirical knowledge with the academic in order to make professional better prepared to solve problems, to think of more detailed and creative solutions that have better quality and are more efficient.
Palavras-chave: Hybrid Methodology
Techniques
Geometry
Ethnogeometry
Metodologia híbrida
Técnicas
Geometria
Etnogeometria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: MACHADO, Silvana Rocha Brandão. Design: o ensino de desenho através de método híbrido para desenvolver habilidades na representação gráfica. 2019. 368 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9048
Data de defesa: 2-Jul-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Silvana Rocha_ FINAL.pdf10,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.