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Tipo do documento: Tese
Título: O designer como o responsável por preservar a identidade da marca ao longo da produção das coleções de moda
Título(s) alternativo(s): The designer as the person in charge to preserve brand identity throughout the production of fashion collections
Autor: Monteiro, Gisela Costa Pinheiro 
Primeiro orientador: Lima, Guilherme Silva da Cunha
Primeiro coorientador: Freitas, Sydney Fernandes de
Primeiro membro da banca: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Segundo membro da banca: Monat, André Soares
Terceiro membro da banca: Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha
Quarto membro da banca: Vieira, Thaís Letícia Pinto
Resumo: Esta pesquisa examina a responsabilidade do designer de moda na manutenção da identidade de uma marca, uma vez que é ele quem concretiza as ideias na criação dos produtos. O objetivo principal deste estudo é averiguar o que pode ser guardado como registro das criações das empresas de moda, contribuindo para que os designers da área sejam capazes de elaborar seus próprios repertórios de informações e consultá-los para construir a identidade entre: as peças, a marca e as coleções anteriores. A primeira fase da tese consiste em uma revisão da literatura, especialmente acerca do tema coleção de moda . Na segunda fase é feita uma análise das coleções de moda no processo de design. A partir de então, junto com os orientadores, pontuamos os principais tópicos que um designer precisa dominar para projetar peças de vestuário. Salientamos que este estudo é válido para as demais áreas do design uma vez que tratamos do cruzamento de dados tangíveis e intangíveis que auxiliam o designer a vislumbrar soluções no processo criativo. As fases preliminares deram suporte à terceira fase, que consiste em confrontar a teoria com a prática para verificar a aderência entre elas. Isto foi feito por meio de entrevistas com profissionais e visitas à empresas de moda no Rio de Janeiro. A pesquisa resultou não somente em uma sugestão do que pode ser guardado, como também em uma reflexão sobre a qualidade dos dados que podem ser guardados, a fim de garantir a visualização da identidade da marca ao longo de tempo. Consideramos que este trabalho contribui para enfatizar a importância do papel do designer para a indústria da Moda.
Abstract: The aim of this research is to examine the responsibility of the fashion designer in maintaining the identity of a brand, since it is the designer the one who materializes ideas in the process of product creation. The main objective of this study is to determine what can be kept as a record of the creations of fashion companies, enabling designers to elaborate their own repertoire of information as well as to consult such information to build an identity between the pieces, the brand and previous collections. The first part of the thesis consists of a literature review with special attention to the topic known as fashion collections. In the second part, an analysis of fashion collections in the designing process is made. Then, along with the aid of academic advisors, we address the main skills a designer needs to master in order to design garments. It should be emphasized that this study is also valid for other areas of design since this thesis deals with the intersection of tangible and intangible data that help the designer to envision solutions in the creative process. The first two parts of this thesis support the last one, which consists of confronting theory with practice in order to verify the adherence between them. This study was made possible though interviews with professionals and visits to fashion companies in Rio de Janeiro. The research has resulted not only in a suggestion of what can be stored, but also in a reflection on the quality of the data that can be stored in order to ensure brand identity visualization over time. We consider that this work contributes to emphasize the importance of the role of the designer for the fashion industry.
Palavras-chave: Design Collection
Visual Identity
Fashion Design
Spec Sheet
History
Design Coleção
Identidade Visual
Design de Moda
Ficha técnica
História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: MONTEIRO, Gisela Costa Pinheiro. O designer como o responsável por preservar a identidade da marca ao longo da produção das coleções de moda. 2018. 422 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9049
Data de defesa: 11-Abr-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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