Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9055
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Impresso no Pará: 1820-1910 A memória gráfica como composição do espírito de época |
Título(s) alternativo(s): | Printed in Pará: 1820-1910: graphic memory composing the zeitgeist |
Autor: | Martins, Fernanda de Oliveira |
Primeiro orientador: | Lima, Guilherme Silva da Cunha |
Primeiro coorientador: | Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha |
Primeiro membro da banca: | Costa, Isabel Idelzuite Lustosa da |
Segundo membro da banca: | Lessa, Gerson de Azevedo |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Ricardo Artur Pereira |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar a história do produto impresso no Pará no século XIX. Para tanto, foi realizado o mapeamento das oficinas tipográficas que operaram no período e sua produção. Partiu-se do levantamento bibliográfico sobre o tema e de pesquisas em bibliotecas e arquivos no Rio de Janeiro, Belém e São Paulo, elencando jornais, almanaques, cartazes, cartões postais, impressos oficiais tais como editais, ofícios e relatórios, reunindo material visual relativo ao período. Foram desenvolvidas metodologias para a visualização das questões pertinentes ao material coletado, do qual foram selecionados exemplos relevantes, analisados a partir da sua configuração gráfica. Associando-se aos estudos dedicados à memória gráfica, procurou-se relacionar os temas do design gráfico aos contextos socioeconômicos e à influência da evolução tecnológica na configuração gráfica dos impressos. Foram considerados autores clássicos no campo do design gráfico, como Michael Twyman; estudos em cultura material; e o Capitalismo Tipográfico, desenvolvido por Benedict Anderson. Oficinas tipográficas são empreendimentos industriais capitalistas, logo a atuação dos tipógrafos e os impressos que produzem são fruto de relações sociais e econômicas pertinentes ao momento histórico em que estão inseridos, ao mesmo tempo que contribuem para a construção do espírito de época. |
Abstract: | This research aims to investigate the history of Pará s printed objects in the 19th century. For this purpose, the typographic workshops that operated during that period, and its production, were mapped. The bibliography on the subject was taken into account and research was carried out in libraries and archives in Rio de Janeiro, Belém and São Paulo collecting newspapers, almanacs, posters, postcards, official forms such as edicts, offices and reports related to the period in question. Methodologies were developed to visualize the pertinent questions of the collected material, from which relevant examples were selected to be analyzed in their graphic configuration. In association with studies on graphic memory, the themes of graphic design were related to socioeconomic contexts and to the influence of technological evolution in the graphic configuration of printed matter. Classical authors in the field of graphic design, such as Michael Twyman and studies in material culture were considered in relation to Print Capitalism, concept developed by Benedict Anderson. Typographical workshops are capitalist industrial enterprises, so the work of the typographers and the printed works they produce are the result of social and economic relations pertinent to the historical moment in which they are inserted, at the same time that take part in the construction of the spirit of the time. |
Palavras-chave: | Design Design History History of Typography Brazilian Graphic Memory Design História do Design História da Tipografia Memória Gráfica Brasileira Pará |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Citação: | MARTINS, Fernanda de Oliveira. Impresso no Pará: 1820-1910 A memória gráfica como composição do espírito de época. 2017. 757 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9055 |
Data de defesa: | 20-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anexo 2.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 1.pdf | 151,71 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
FERNANDA _TOTAL FINAL.pdf | 11,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 3.pdf | 458,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 5.pdf | 64,3 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 4 comprimido.pdf | 16,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo 2_3.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo 2_2.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo 2_1.pdf | 11,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.