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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9059
Tipo do documento: Tese
Título: A retórica na interação
Título(s) alternativo(s): Rhetoric in interaction
Autor: Emanuel, Bárbara 
Primeiro orientador: Martins, Marcos André Franco
Primeiro membro da banca: Portugal, Daniel Bittencourt
Segundo membro da banca: Carvalho, Ricardo Artur Pereira
Terceiro membro da banca: Martins, Helena Franco
Quarto membro da banca: Rodrigues, Mauro Pinheiro
Resumo: Peças digitais interativas, assim como qualquer peça de comunicação, são carregadas de retórica. Elas podem convencer usuários a comprar um produto ou contratar um serviço, a identificar-se com uma marca, a acreditar que um conteúdo é verdadeiro, a permanecer conectados por mais tempo. Podem levar usuários a preencher cadastros, clicar em botões, explorar seções, experimentar jogos. O estudo da retórica tem contemplado a persuasão exercida com palavras, imagens, objetos e peças audiovisuais. Mas como opera, na interação, a retórica? Este trabalho faz uma investigação sobre possibilidades persuasivas, a partir de duas vias de abordagem: teórica, aplicando conceitos relacionados aos apelos aristotélicos (ethos, logos e pathos), à Tríade Funcional de B. J. Fogg e à interação nas redes sociais; e empírica, através de análises da interação em peças digitais. Assim, esta pesquisa exploratória propõe uma problematização da retórica na interação, contribuindo para a ainda jovem teoria deste campo e para a prática profissional.
Abstract: Interactive digital pieces, as any other communication piece, are loaded with rhetoric. They can convince users to purchase a product or contract a service, to identify themselves with a brand, to believe content is accurate, to stay connected for a longer time. They can lead users into filling registration forms, clicking on buttons, exploring sections, playing games. The study of rhetoric has considered persuasion in words, images, objects and audiovisual pieces. But how does rhetoric function when it comes to interaction? This work examines rhetorical possibilities, using two approaches: theoretical, applying concepts related to Aristotelian appeals (ethos, logos and pathos), to B. J. Fogg s Functional Triad and to interaction in social networks; and empirical, with analyses of interaction in digital pieces. In such manner, this exploratory research proposes a problematization of rhetoric in interaction, in order to contribute to the still young theory of this field and to its professional practice.
Palavras-chave: Rhetoric
Interaction
Interaction Design
Digital Media
Social Networks
Retórica
Interação
Design de interação
Meios digitais
Redes sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: EMANUEL, Bárbara. A retórica na interação. 2017. 194 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9059
Data de defesa: 13-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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