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Tipo do documento: Tese
Título: Cursos superiores de graduação tecnológica em design: expansão e contexto atual da oferta no Brasil
Título(s) alternativo(s): The design courses in Brasil: expansion and actual context
Autor: Schnaider, Sílvia Helena de Carvalho 
Primeiro orientador: Freitas, Sydney Fernandes de
Primeiro coorientador: Teixeira, Eduardo Ariel de Souza
Primeiro membro da banca: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Segundo membro da banca: Monat, André Soares
Terceiro membro da banca: Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de
Quarto membro da banca: Luz, Maria de Lourdes de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa apresenta dados sobre a configuração dos cursos superiores de tecnologia em design no Brasil, com ênfase no Estado do Rio de Janeiro. O levantamento inicial foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir de referências publicadas em artigos, livros, dissertações e teses relacionadas ao tema Educação Profissional no Brasil . As análises quantitativas da pesquisa documental foram representadas por meio de figuras e gráficos gerados através de informações fornecidas dos portais responsáveis pela regulação do ensino superior no país, além de linha do tempo sobre a História dos cursos superiores de tecnologia em Design no Brasil. Para a verificação da hipótese, entrevistou-se os atuais coordenadores cariocas dos cursos superiores tecnológicos em Design com perguntas de opinião focadas nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior ─ Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e Exame de Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) ─ para saber se expressam ou não a qualidade das Instituição de Ensino Superior (IES) atuais. Para análise da técnica da Entrevista Semiestruturada, confrontaram-se dados e opiniões, visando identificar pontos comuns e divergentes que foram classificados em pauta de acordo com os seguintes critérios: perfil do aluno tecnólogo, inserção no mercado de trabalho, indicadores de qualidade, habilitações em Design e pesquisa em Design. Os resultados indicam que os cursos superiores tecnológicos em Design Gráfico são de curta duração e com o perfil do profissional de conclusão voltado para a prática profissional, porém estão sendo avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) praticamente no mesmo formato que os cursos de bacharelado (longa duração e perfil teórico) através do ENADE, que não avalia corretamente o conhecimento de seus alunos tecnólogos. Mais especificamente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza tipos de provas diferentes para os tecnólogos e bacharéis em Design, mas exige em seus conteúdos competências muito parecidas. Tudo indica que os cursos tecnológicos devam reavaliar seus currículos e inserir mais disciplinas teóricas, porém os estudantes tecnólogos têm maiores chances de se tornarem empregáveis se estiverem atualizados com os conhecimentos práticos exigidos constantemente em seu currículo pelo mercado de trabalho. Finalmente, verifica-se a importância de um equilíbrio entre teoria x prática através da implantação de unidades de apoio profissional (incubadoras, escritórios modelo de Design, etc).
Abstract: This research presents data and facts about the configuration of the top design technology courses in Brazil, focusing on the state of Rio de Janeiro. The data collection was done through a bibliographical research based on references published in articles, books, dissertations and theses related to the subject. The quantitative analyzes of the documentary research were represented through figures and graphs generated through information provided by the portals responsible for the regulation of higher education in the country, as well as a timeline on the history of the higher technology courses in Design in Brazil. In order to verify the hypothesis, we interviewed the current Rio coordinators of the technological superior courses in Design with questions of opinion focused on the Quality Indicators of Higher Education ─ Preliminary Concept of Course (CPC), Concept of Course (CC) and National Examination of Students' Performance (ENADE) ─ to know whether or not they express the quality of the current Institution of Higher Education (IES). For the analysis of the Semistructured Interview technique, data and opinions were analyzed in order to identify common and divergent points that were classified according to the following criteria: profile of the student technologist, insertion in the labor market, quality indicators, qualifications in Design and research in Design. The results indicate that the technological courses in Graphic Design are of short duration and with the profile of the professional of conclusion focused on the professional practice, but they are being evaluated by the Ministry of Education (MEC) practically in the same format as the baccalaureate courses duration and theoretical profile) through ENADE, which does not correctly evaluate the knowledge of its student technologists. More specifically, National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) offers different types of tests for technologists and bachelors in Design, but requires in its contents very similar skills. It seems likely that technology courses should re-evaluate their curricula and insert more theoretical subjects, but student technologists are more likely to become "employable" if they are up-to-date with the practical knowledge that is constantly required in their curriculum by the job market. Finally, the importance of a balance between theory and practice is verified through the implementation of professional support units (incubators, model design offices, etc.).
Palavras-chave: Document analysis
Higher education
Technological graduation in design
Pesquisa documental
Ensino superior
Graduação tecnológica em design
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: SCHNAIDER, Sílvia Helena de Carvalho. Cursos superiores de graduação tecnológica em design: expansão e contexto atual da oferta no Brasil. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9060
Data de defesa: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Design



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