Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9068
Tipo do documento: Dissertação
Título: Canal Futura : um projeto de identidade para a população brasileira
Autor: Sande, Axel Hermann 
Primeiro orientador: Lima, Guilherme Silva da Cunha
Primeiro membro da banca: Campos, Jorge Lúcio de
Segundo membro da banca: Coelho, Luiz Antonio Luzio
Resumo: O foco desta dissertação é o processo de criação de projetos de identidade corporativa na área do motion graphics e suas relações com os campos de estudo do design. A escolha do Canal Futura como objeto de pesquisa para dissertação de mestrado em design é explicável tanto pelas características singulares do seu projeto de identidade corporativa quanto pela relevância da instituição no cenário nacional, levando-se em conta a inserção desse estudo na linha de pesquisa História do Design Brasileiro, integrada ao Programa de Pós-graduação em Design da ESDI/UERJ. Acreditamos que a análise dos processos de identificação do Canal Futura nos auxilia na aproximação das atividades do design voltadas à aquisição de informações em sistemas, analógicos ou digitais, de comunicação. Identificamos uma série de fatores que, combinados, pareciam promover o desenvolvimento de um ambiente favorável a experimentações no campo do design da informação. Tais fatores foram divididos em três grupos principais, ligados respectivamente aos objetivos originais do Canal Futura, à contextualização do período pesquisado e ao projeto de identidade corporativa desenvolvido pela agência de design francesa, Gédéon. Nosso objetivo será analisar os fatores identificados, para em seguida, apresentar os resultados dessa combinação sob a ótica do design. Para avançarmos na discussão sobre projetos de identidade corporativa televisiva será necessária a introdução de dois conceitos classificatórios: o conceito de identidade corporativa aberta ou de convivência dialética e o conceito de Identidade corporativa fechada ou de emissão unidirecional. O primeiro conceito implica negociação entre diferentes identidades visuais enquanto o segundo baseia-se na confrontação de diferentes linguagens. Relacionaremos esses conceitos às linhas teóricas voltadas às identidades contemporâneas, tanto coletivas quanto individuais.
Abstract: The focus of this dissertation is the process of creating corporate identitiy projects in the field of motion graphics and its relations with the design s study fields. The choice of Canal Futura as a research subject for a Master's dissertation in design can be explained either by the unique characteristics of its project corporate identity as the relevance of the institution on the national scene, taking into account the inclusion of this study in the line of research History of Brazilian Design, integrated into the Graduate Program in Design from ESDI / UERJ. We believe that the analysis of identification procedures developed in, and for the Canal Futura helps us to approach the design of activities aimed at acquiring information systems, analog or digital, in communication. Identified a number of factors that, combined, seemed to promote the development of an environment conducive to experimentation in the field of information design. These factors were divided into three main groups, connected respectively to the original goals of the Futura, the contextualization of the research period and the design of corporate identity developed by the French design agency, Gédéon. Our goal is to analyze the factors identified to then present the results of this combination from the viewpoint of design. To advance the discussion on corporate identity projects will be necessary to introduce two concepts of classification: the concept of open corporate identity or dialectic coexistence and the concept of closed corporate identity or the unidirectional approach. The first concept involves negotiation between different visual identities while the second is based on a comparison of different languages. We will list and analise these concepts to theoretical lines geared to contemporary identities, both collective and individual.
Palavras-chave: Corporate identity
Brazil
Motion graphics
Information design
Brazilian graphic design
Identidade corporativa
Brasil
Motion graphics
Design da informação
Design gráfico brasileiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: SANDE, Axel Hermann. Canal Futura : um projeto de identidade para a população brasileira. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9068
Data de defesa: 3-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Axel_Sande1.pdf2,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Axel_Sande2.pdf1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.