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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9074
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transitando entre a produção industrial e artesanal: o designer enquanto artífice |
Título(s) alternativo(s): | Crossing between industrial and craft production: the designer as craftsman |
Autor: | Rocha, Marcelo Fonseca da |
Primeiro orientador: | Leite, João de Souza |
Primeiro membro da banca: | Medeiros, Ligia Maria Sampaio de |
Segundo membro da banca: | Magalhães, Claudio Freitas de |
Resumo: | Esta pesquisa pretende estabelecer uma reflexão sobre os borrados limites entre o design e o artesanato, evidenciando assim a figura de um designer-artesão como profissional atuante no passado e no contemporâneo. O design, entendido como campo que reflete e participa das mudanças e avanços da sociedade, possui fronteiras fluidas que se ampliam em função de novos contextos. A atividade do designer constitui assim um trabalho interdisciplinar que transita por variados saberes, sendo possível articular a sua capacidade projetual e criativa com os avanços tecnológicos e novos processos que acompanham a evolução do mundo. Desta forma, cabe uma relativização sobre conceitos que, a partir dos processos de industrialização, estabeleceram-se como absolutos para o design. Entender a prática do designer em diálogo com o ofício artesanal, apresenta novas questões para o campo e coloca a atividade dentro de um registro mais humanizado e relacionado ao conceito de fazer é pensar . A pesquisa pretende então, a partir da análise sobre temas centrais para o design, como, projeto apartado de execução, objeto seriado e produção industrial, resgatar o ethos do artesão como algo conectado ao trabalho do designer. |
Abstract: | This paper intends to reflect on the blurred boundaries between design and crafts, shedding light on designer-craftsman as a past and contemporary professional. Design as an active field representative of social changes has fluid boundaries which grow according to new contexts. Therefore, design is an interdisciplinary activity moving through various fields of knowledge, making it possible to combine projective and creative capacity with technology and new processes, following world evolution. Thus relativizing concepts built from industrialization and set as absolute notions concerning design is necessary. While we understand design in a relationship with crafts new issues arise, and the activity becomes more humanized, related to the concept of making is thinking. This work, therefore, analyses core topics related to design, such as project vs. execution, serial production, and industrialization with intent to rescue the ethos of the craftsman as connected to the work of the designer. |
Palavras-chave: | Craftsmanship Workmanship Designer-craftsman Design Artesania Ofício artesanal Designer-artesão Arts & Crafts |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Citação: | ROCHA, Marcelo Fonseca da. Transitando entre a produção industrial e artesanal: o designer enquanto artífice. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9074 |
Data de defesa: | 20-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Design |
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