Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9083
Tipo do documento: Dissertação
Título: Usabilidade na procura e compra de livros em livrarias online
Título(s) alternativo(s): Usability regarding search and buying decision of book at onlinebookstores
Autor: Renzi, Adriano Bernardo 
Primeiro orientador: Freitas, Sydney Fernandes de
Primeiro membro da banca: Monat, André Soares
Segundo membro da banca: Moraes, Anamaria de
Resumo: Esta dissertação trata da importância e influência da usabilidade na procura e decisão de compra de livros em livrarias online. A pesquisa baseia-se em estudos e teorias de pesquisadores renomados internacionalmente no assunto (Preece, Nielsen, Maurer, Haubl e outros), bem como resultados coletados através de enquetes e testes de usabilidade com direcionamento no design centrado no usuário. Os testes descritos e utilizados na dissertação resumem-se em questionário online e entrevista aberta com usuários, Think-aloud Protocol, direcionado ao comércio eletrônico e procura de livros de nicho, Matriz de Prioridade, Observação Fluxo-Tarefa nas livrarias físicas e Avaliação Heurística com especialistas em usabilidade. Resultados observados de cada etapa determinaram direcionamento de testes sequenciais e possibilitou comparativo entre ramificação física e online do negócio livreiro com teorias de marketing, rituais de compra, ambientação e flaneurismo. Recomendação automática de livros e possibilidade de manusear digitalmente como elementos para ampliar a possibilidade de compra são assuntos complementares também discutidos e testados na dissertação que se mostram com relevância para usabilidade e expectativas do usuário.
Abstract: The dissertation relates to the importance and influence of usability in the processes of search and buying decision of books at online bookstores. The research is based on international known researchers' (such as Preece, Nielsen, Maurer, Haubl, etc) theories as well as usability testing results collected during the two-year research. The usability tests used resume in online questionaire, interviews with users, Think-aloud Protocol regarding e-commerce and search of obscure books of niche. Priority Matrix, Flow-task Observation and HeuristicEvaluation with usability specialists. Each result observed determined the sequential testing direction for purposes of comparisson between online and brick and mortar bookstores with marketing theories regarding purchase rituals, ambience and flaneurism. Personalized automatic recommendation and the possibility of digital handling of books' content in order to increase the possibility of buying decision are topics of discussion and testing that shows relevance regarding usability directions and user's expectations.
Palavras-chave: Usability testing
Design
E-commerce
Bookstores
Books
Testes de usabilidade
Design
Comércio eletrônico
Livrarias
Livros
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: RENZI, Adriano Bernardo. Usabilidade na procura e compra de livros em livrarias online. 2010. 270 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9083
Data de defesa: 19-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Design



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.