Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
Autor: Martin, Stella Spagolla Hermida 
Primeiro orientador: Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de
Primeiro membro da banca: Freitas, Sydney Fernandes de
Segundo membro da banca: Soares, Maria Regina Machado
Resumo: Esta dissertação iniciou-se pela aspiração de aprofundamento na questão da comunicação por meio de espaços construídos. Mais especificamente - no universo de representação das lojas. Buscou-se analisar, compreender como o discurso identificador de uma marca, representativa da sociedade de consumo, estaria manifestado no objeto construído e no ambiente por ele estabelecido. Para nortear nosso percurso, utilizamos teorias propostas por Gilles Lipovetsky e Everardo Rocha sobre o domínio do consumo e sua representatividade na sociedade moderno-contemporânea assim como, métodos de análises fundamentados na semiótica pierciana apresentados por Lucia Santaella. Assim sendo, acreditamos construir um arcabouço teórico necessário que nos permita compreender a manifestação de uma marca representativa da sociedade regida pelo fenômeno do consumo, suas formas de representação, sua identidade e como a mesma se apresenta em seu espaço de venda.
Abstract: This research intends to deepen the question of communication through built spaces, more specifically in the playful universe of the stores and their brand representation. We aimed to analyse and understand how the branding discourse, representative of the consumer society, is manifested in the constructed object and the environment established for it. We have used theories of Gilles Lipovetsky and Everardo Rocha about consumerism and its representation in modern-contemporary society as well as methods of analysis based on Lucia Santaella Pierce s semiotics theories . Therefore, we have built a theoretical framework that allows us to understand the manifestation of a brand oriented by consumption phenomenon; its forms of representation, identity and also its role in commercial interior spaces.
Palavras-chave: Design
Interior design
Brand
Consumption society
Design
Design de interiores
Marcas
Sociedade de consumo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: MARTIN, Stella Spagolla Hermida. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084
Data de defesa: 9-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Design



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.