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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9094
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias |
Título(s) alternativo(s): | Calligraphic models in Brazilian School: a history from Renaissance to our days |
Autor: | Fetter, Sandro Roberto ![]() |
Primeiro orientador: | Lima, Guilherme Silva da Cunha |
Primeiro coorientador: | Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha |
Primeiro membro da banca: | Campos, Jorge Lúcio de |
Segundo membro da banca: | Damazio, Vera Maria Marsicano |
Terceiro membro da banca: | Monat, André Soares |
Resumo: | Se a escrita pessoal precisa sobreviver como habilidade individual perante as novas técnicas de produção textual, parece-nos necessária uma análise da escrita manual sob uma nova perspectiva. Num universo regido pelas mídias tecnológicas, no qual o computador pode ser visto como uma verdadeira extensão do homem, qual o lugar da escrita manual na atualidade? E, ainda: acreditando que o design pode auxiliar o educador, de que forma o mesmo pode interferir na aquisição da escrita manual e na formação de uma escrita legível e funcional? O presente projeto de pesquisa procura lançar luzes sobre este tema a partir de uma síntese dos principais modelos de escrita adotados na educação fundamental no Brasil durante o século XX. Para tanto, vamos elencá-los e analisá-los buscando relações e pontos comuns entre esses modelos e apontando para uma reflexão futura, calcada no campo do design e, em especial, da tipografia, tendo a aquisição da escrita como pano de fundo. |
Abstract: | If the personal handwriting has to survive as individual skill against the new techniques of writing, it seems necessary to analyze the handwriting in a new perspective. Since we live in a universe governed by the technological media, in which the computer can be seen as a true extension of man, what is the place of handwriting?And yet, believing that design can help the educator, how to interfere in the acquisition of handwriting and the development of a functional and legible writing? This research project attempts to shed light on this issue from a synthesis of the main models of writing adopted in primary education in Brazil during the twentieth century. To this end, we list those models and analyze them in the search of relationships and commonalities between these models and pointing to future notes, based on the design field and, in particular, on that of typography, having the acquisition of writing as a back stage. |
Palavras-chave: | Handwriting Calligraphic models Teaching handwriting in Brazi Type design Escrita Caligrafia (ensino) Tipografia Caligrafia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Citação: | FETTER, Sandro Roberto. Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias. 2012. 260 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9094 |
Data de defesa: | 8-Set-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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