Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9106
Tipo do documento: Dissertação
Título: Geolocalização, redes sociais e dispositivos móveis: proposta de sistema gráfico
Título(s) alternativo(s): Geolocation, social networks and mobile devices: proposition of a graphic system
Autor: Oliveira, Fernando Alvarus de 
Primeiro orientador: Monat, André Soares
Primeiro membro da banca: Lima, Guilherme Silva da Cunha
Segundo membro da banca: Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha
Terceiro membro da banca: Pereira, Fernando Reiszel
Resumo: A geolocalização, os dispositivos móveis cada vez mais sofisticados e eficientes e a disponibilidade instantânea de mapas de todos os lugares do mundo, permitiram o desenvolvimento de novos aplicativos, os chamados serviços baseados em geolocalização; além disso, as redes sociais online têm se consagrado como ferramentas de relações entre pessoas. A combinação destas tecnologias levou ao surgimento de programas como o Foursquare, que alcançou a marca dos 30 milhões de usuários em 2013, quatro anos depois de seu lançamento, o que mostra a importância deste tipo de aplicativo; através do estudo destes aplicativos, observa-se a valorização da vizinhança como fator de afinidade social. Da análise dos elementos de wayfinding, depreende-se que a cidade incorpora marcos com valor emocional. Ao final, é proposto um sistema gráfico que torne visíveis estas referências emocionais.
Abstract: Geolocation, mobile devices increasingly sophisticated and efficient and instantaneous availability of maps from all over the world, allowed the development of new applications, the so-called geolocation based services, in addition, online social networks have been established as tools for relation between people. The combination of these technologies has led to the emergence of programs like Foursquare, which reached 30 million users in 2013, four years after its release, which shows the importance of this type of application; through the research of those applications, there is the appreciation of the neighborhood as a factor of social affinity. From the analysis of the wayfinding is implicit that the city incorporates marks with emotional value. A graphical system is proposed to turn visible these emotional references.
Palavras-chave: Geolocation
Mobile devices
Orientation
Online social networks
Graphic system
Design de informação, Geolocalização
Dispositivos móveis
Sistema gráfico
Redes sociais online
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9106
Data de defesa: 24-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FernandoAlvarusdeOliveira_versaofinal.pdf9,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.