Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9110
Tipo do documento: Dissertação
Título: O design de Victor Burton
Título(s) alternativo(s): The graphic design of Victor Burton
Autor: Azevedo, Carolina Noury da Silva 
Primeiro orientador: Lima, Guilherme Silva da Cunha
Primeiro membro da banca: Cavalcanti, Lauro
Segundo membro da banca: Silva, Jofre
Resumo: Victor Burton é um designer que dedicou a maior parte do seu trabalho ao livro. A fascinação por este objeto começou ainda na infância devido ao contato com as obras raras da biblioteca da família, o que aguçou o desejo de se tornar designer exclusivamente para projetar livros. Sua atuação no mercado editorial brasileiro começou no final dos anos 1970, na editora Confraria dos Amigos do Livro. Como o maior interesse de Victor no livro é a relação entre texto e imagem, os livros iconográficos se tornaram seu principal objetivo e são nos livros desta natureza onde melhor conseguimos visualizar seu estilo. Victor desenvolveu uma linguagem gráfica própria que redefiniu o padrão do mercado editorial brasileiro. Numa época em que o projeto gráfico, principalmente a capa do livro, entre tantas cores e atrativos disputam a atenção do consumidor nas prateleiras das livrarias, já não é tão fácil identificar nem a editora nem a autoria do projeto gráfico e da capa. Entretanto, os livros de Victor Burton possuem um estilo que nos permite reconhecer sua assinatura. Desta forma, a questão que norteou este trabalho foi por que conseguimos identificar os livros do designer Victor Burton? Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi enumerar e identificar os aspectos gráficos que caracterizam o estilo deste designer nos livros iconográficos. Para isso, nos baseamos no método descritivo desenvolvido por Guilherme Cunha Lima, em O Gráfico Amador. A partir das características levantadas, pudemos identificar os principais elementos que nos permite reconhecer a autoria dos trabalhos desenvolvidos por Victor Burton. O uso desses aspectos gráficos reflete o trabalho meticuloso do designer Victor Burton que consegue criar uma narrativa visual auxiliando a leitura do texto através de uma nova leitura gráfica, sobretudo nos livros iconográficos
Abstract: The designer Victor Burton has dedicated the most part of his work to the book. The interest for this object begun in childhood due the contact with rares books that are part of his family s collection, which increased the desire to become designer only to design books. When Victor started to work in the Brazilian editorial market at the end of the 1970s, at the Confraria dos Amigos do Livro house publisher. As the Victor s main interest is the relationship between text and image, the iconographic books became his main goal and are in books of this nature that we can better visualize his style. Victor developed his own graphic language that has redefined the standard of the Brazilian editorial market. At a time when graphic design, especially the book cover, among many colors and attractive vie for consumer attention on the shelves of bookstores, is not so easy to identify neither the publisher nor the author of the graphic design and cover. However, the books of Victor Burton have a style that allows us to recognize your signature. Thus, the question that guided this study was why we can identify books of Victor Burton? Thus, the aim of this study was to enumerate and identify graphic aspects that characterize the style of this designer in iconographic books. For this, we based on descriptive method developed by Guilherme Cunha Lima in O Gráfico Amador . From the characteristics raised, we could identify the major elements that allow us to recognize the authorship of the work of Victor Burton. The use of these graphic aspects reflects the meticulous work of the designer Victor Burton who can create a visual narrative aiding reading the text through a new graphic reading, especially in iconographic books.
Palavras-chave: Editorial design
History of the Brazilian design
Iconographic book
Design editorial
Designers - Brasil
Burton, Victor
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: AZEVEDO, Carolina Noury da Silva. O design de Victor Burton. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9110
Data de defesa: 4-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
carolina azevedo.pdf4,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.