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Tipo do documento: Dissertação
Título: Design líquido : uma investigação sobre a construção das identidades contemporâneas.
Título(s) alternativo(s): Liquid design : an investigation into the construction of contemporary identities.
Autor: Chagas, Filipe Moraes Pinheiro das 
Primeiro orientador: Campos, Jorge Lúcio de
Primeiro membro da banca: Cavalcanti, Lauro
Segundo membro da banca: Damazio, Vera Maria Marsicano
Resumo: As identidades que por tanto tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, fragmentando o indivíduo tido como um sujeito unificado. Essa crise é parte de um processo maior de mudança. Fomos envolvidos por estratégias que nos fazem buscar nossas próprias identidades individuais e coletivas nas possibilidades de oferta que o mercado dispõe constantemente, seja de objetos, produtos, serviços, emoções, adjetivos etc. Da cultura material passamos à cultura do imaterial. Podemos escolher transitar entre diversas culturas e transformar nosso eu de acordo com o contexto e nossos desejos. É nesse contexto fluido que o branding se torna uma proposta inovadora de identidade de marca com o estabelecimento de imagens, percepções e associações pelas quais diversos públicos que influenciam uma organização irão se relacionar com ela. Esta pesquisa faz uma análise da identidade através da constituição do sujeito em nossa sociedade e através da construção de marca e de identidades institucionais. A empresa brasileira de cosméticos Natura é utilizada como ilustração para entender o branding e reposicionar o design na contemporaneidade.
Abstract: The identities that stabilized the social world for so long are declining, fragmenting the individual had as a unified subject. That crisis is part of a larger process of change. We were involved in strategies that make us get our own identities individual and collective in possibilities the market has consistently offered as objects, products, services, emotions, adjectives etc. We went from culture material to immaterial culture. We can choose between different cultures and transform our self according to context and our desires. It s in this fluid context that branding becomes an innovative proposal of brand identity with the establishment of images, perceptions and associations in which various publics that influence an organization will relate to it. This research makes an analysis of identity through the constitution of the subject in our society and through the construction of brands and institutional identities. The Brazilian cosmetics company Natura is used as a case to understand branding and reposition design in nowadays.
Palavras-chave: Identity
Subject
Design
Branding
Identidade
Sujeito
Design
Branding
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: CHAGAS, Filipe Moraes Pinheiro das. Design líquido : uma investigação sobre a construção das identidades contemporâneas.. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9115
Data de defesa: 25-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

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