Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9127
Tipo do documento: Dissertação
Título: Design e Marketing: uma relação de sinergia para a Sustentabilidade
Título(s) alternativo(s): Design and Marketing: a relationship of synergy for Sustainability
Autor: Silva, Jocely Sete Câmara 
Primeiro orientador: Carvalho, Luís Alfredo Vidal de
Primeiro membro da banca: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Segundo membro da banca: Halpern, Eduardo Espíndola
Resumo: Esta dissertação aborda os princípios do Design, os fundamentos do Marketing e as condições que ambas as atividades podem, em parceria, gerar ambientes criativos para a Sustentabilidade. Acredita-se que tanto Design quanto Marketing são campos de saber parceiros, complementares e transversais, tendo deste modo um natural potencial de sinergia para a construção de projetos consistentes e duráveis. A insistência nesta ideia se deve, em parte, à vivência profissional nesses setores de gestão de projeto, e também ao desenvolvimento de exames, através da pesquisa bibliográfica, sobre os sentidos de termos, conceitos e objetivos para a organização de dados, a análise e alinhamento conceitual e a verificação de tangências entre esses campos. Este trabalho objetiva contribuir para a interação e a integração de saberes, em cursos de nível superior, também com a sugestão de ferramenta criativo-analítica e criativo-gerativa para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. A crescente necessidade de atuações adequadas e eficazes dos campos estudados nos setores produtivos, a necessidade de profissionais capazes de se adequarem estas demandas, e a oferta deficitária de pesquisas com esta abordagem reforçam a crença na utilidade desta investigação. Os saberes em foco têm em comum relações multidisciplinares, sistêmicas e interdependentes.
Abstract: This thesis covers the principles of Design, the fundamentals of Marketing, and the conditions that both activities can, together, generate creative environments for the Sustainability. It is believed they are fields of partner, complementary and transversal knowledge, and thus, having a natural potential of synergy for the building of consistent and durable projects. The insistence on this idea is due in part to the professional experience in these project management sectors, as well as, the development of tests, through the literature on the meanings of terms, concepts and objectives for data organization, analysis, conceptual alignment and verification of tangency between these fields. This work aims to contribute to the interaction and the integration of the fields, in graduate programs, also by the suggestion of a creativeanalytical and creative-generative tool for the development of more sustainable solutions. The increasing need for appropriate and effective application of the studied knowledge in the productive sectors, the demand for professionals able to fit these needs, and the deficit of investigations with this approach reinforces the belief in the usefulness of this research. The focus areas have in common multidisciplinary, systemic and interdependent relationships.
Palavras-chave: Design
Marketing
Sustainability
Synergy
Relationship of synergy
Design
Marketing
Sustentabilidade
Sinergia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: SILVA, Jocely Sete Câmara. Design e Marketing: uma relação de sinergia para a Sustentabilidade. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9127
Data de defesa: 26-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jocely.pdf8,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.