Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9151
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950 |
Título(s) alternativo(s): | The materiality of the write in the concrete poetry: the uses of typography in the concrete poetry production in the decade of 1950 |
Autor: | Santos, William Garcia dos |
Primeiro orientador: | Leite, João de Souza |
Primeiro coorientador: | Daher, Andrea Viana |
Primeiro membro da banca: | Lessa, Washington Dias |
Segundo membro da banca: | Coelho, Frederico Oliveira |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar os usos da tipografia na produção da poesia concreta na segunda metade da década de 1950. As escolhas realizadas pelos poetas concretos ao longo dos anos 1950 são abordadas tanto no que se refere às relações estabelecidas no próprio meio literário, como na aproximação com artistas ligados à música de vanguarda e à arte concreta. As apropriações de elementos decorrentes desses contatos implicaram em uma aproximação com o design modernista, que forneceu elementos fundamentais às práticas e representações dos poetas no período pesquisado. |
Abstract: | This work seeks to discuss the uses of typography in the concrete poetry production in the second half of the 1950 s. The choices made by the concrete poets in this decade are addressed both in regard to relations established in the literary world as well as in approaching with artists linked to the avant-garde music and Concrete Art. The appropriations of elements resulting from these contacts imply an approach to design, which provided fundamentals elements to the practices and representations of the poets at that time. |
Palavras-chave: | Concrete Poetry Typography Concretism Design Poesia concreta Tipografia Concretismo Design |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Citação: | SANTOS, William Garcia dos. A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9151 |
Data de defesa: | 17-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
William Garcia dos Santos _FINAL.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.