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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção de significados da marca FARM: uma investigação sobre branding
Título(s) alternativo(s): Building the meanings of the FARM brand: an investigation into branding
Autor: Nascimento, Clarissa Pacheco do 
Primeiro orientador: Leite, João de Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, André Ribeiro de
Segundo membro da banca: Magalhães, Claudio Freitas de
Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar a trajetória da marca FARM sob a ótica do branding e do design, compreendendo de que maneira a grife utilizou-os conjuntamente na gestão de sua marca. Para traçar as ações da FARM ao longo do tempo, foi utilizada como referencial uma pesquisa na imprensa, de 1998 até 2017. A análise posterior centrou-se na discussão de como o branding e o design, conjuntamente, atuaram na construção de múltiplos significados da marca FARM e influenciaram em sua relação com o público. Tal análise foi desenvolvida tendo como base teórica autores que relacionam as duas disciplinas, como Marc Gobé (2009) e Wally Ollins (2003). Este estudo também descreve a relação simbiótica entre a grife e a cidade do Rio de Janeiro, demonstrando como a cidade tornou-se um estereótipo de brasilidade, que foi aproveitado e reproduzido pela grife e como ambas cidade e marca - influenciam-se mutuamente. Além disso, buscou-se compreender a mudança do papel das marcas no século XXI e como elas, de uma forma geral, estão tendo que adaptar a sua estratégia de marca para poderem sobreviver às mudanças sociais ocorridas nesse momento da história, e como tal processo está impactando fortemente a relação entre marcas e consumidores.
Abstract: This dissertation proposes to analyze the trajectory of the FARM brand from the perspective of branding and design, understanding how the brand used them together in the management of its brand. In order to trace FARM's actions over time, a press survey was used as a reference, from 1998 to 2017. The subsequent analysis focused on the discussion of how branding and design, together, acted in the construction of multiple meanings of the FARM brand and influenced its relationship with the public. This analysis was developed based on theoretical authors that relate the two disciplines, such as Marc Gobé (2009) and Wally Ollins (2003). This study also describes the symbiotic relation between the brand and the city of Rio de Janeiro, demonstrating how the city became a stereotype of Brazilianness, which was used and reproduced by the label and how both - city and brand - influence each other. In addition, we sought to understand the changing role of brands in the 21st century and how they are generally having to adapt their brand strategy to survive the social changes that occurred at this point in history, and how such a process is strongly impacting the relation between brands and customers.
Palavras-chave: Design
Branding
Brand
Rio de Janeiro
Farm
Design
Branding
Marca
Rio de Janeiro
Farm
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: NASCIMENTO, Clarissa Pacheco do. A construção de significados da marca FARM: uma investigação sobre branding. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9163
Data de defesa: 9-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

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