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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições do design para a EAD on-line corporativa do setor público: uma experiência de definição de requisitos do AVA do TRE-RJ
Título(s) alternativo(s): Contributions of the design field to the public sector's corporate online distance education: a requirements definition experience of the TRE-RJ's LMS
Autor: Lima, Bruno Moreira 
Primeiro orientador: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Primeiro membro da banca: Monat, André Soares
Segundo membro da banca: Duarte, Maurício da Silva
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo principal identificar e avaliar alguns dos recursos de design aplicáveis à EaD on-line corporativa que mais contribuam com o projeto dos meios de comunicação e materiais didáticos dessa modalidade educativa no contexto do setor público e, assim, com a efetividade da mesma. Por recursos, entende-se, neste trabalho, os conhecimentos, métodos, técnicas e procedimentos, elementos de criação, produtos e instrumentos da área do design e correlatas. Com o intuito acima descrito, o trabalho percorre, inicialmente, duas grandes seções de revisão de literatura sobre os seus principais termos: educação e design , revisão essa que é complementada com um estudo de caso do universo amostral da dissertação, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), para o embasamento de hipóteses. Nos capítulos da primeira ordem, são analisados os conceitos de educação, educação corporativa e EAD on-line em sua relação com o design amplamente considerado e ramos pertinentes, em especial o do design instrucional, quer de serviços ou de comunicação. Já os capítulos da segunda ordem tomam por referência os dois produtos essenciais da EAD on-line, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o objeto de aprendizagem (OA), para tratar do design de comunicação desses produtos, em especial de suas interfaces, bem como para abordar alguns pontos sobre a ilustração do conteúdo das ações educativas correspondentes, principalmente por meio de animações interativas. Boa parte desses conhecimentos havidos na literatura e na documentação oficial foram oportunamente avaliados por meio de um experimento, constituído de grupo focal voltado à definição dos requisitos do AVA do TRE-RJ, então em vias de reformulação. Nesse evento, especialistas da área de educação corporativa do órgão debateram sobre diversos aspectos referentes ao design do citado site educativo, chegando a respostas que servem não só ao universo específico da pesquisa, mas, também, a todos os demais interessados no design da EAD on-line corporativa corrente nas administrações pública e geral. Finalmente, a discussão dos resultados do experimento, sintetizada na conclusão, confronta as descobertas do levantamento bibliográfico e documental com as respostas encontradas no grupo focal, visando-se à ratificação do maior número possível de tópicos entre os analisados. Intenta-se, com isso, que os conhecimentos aferidos venham a servir tanto ao seu emprego seguro e efetivo nas áreas de trabalho em que se aplicam, quanto ao embasamento para futuras pesquisas científicas, comprovando-se, ademais, a grande relevância que a profissão do design tem para a administração pública, especialmente nos esforços de educação corporativa do setor profissional em questão.
Abstract: This dissertation has as its main objective identify and evaluate some of the design resources applicable in the corporate online distance education which has the most probability of contibute with the project of the medium and didactic materials of this educational modality, in the public sector s context and, therefore, with her effectiveness. By resources, it shall be understood the knowledge, methods, techniques, procedures, creative elements, products and instruments of the design area and related. With the aim above described, the work initially goes through two big sections of literature review over its main terms: education and design , which are complemented with a case study about the dissertation s sample, the Rio de Janeiro s Electoral Court (TRE-RJ), for the support of hypotheses. In the chapters of the first order, the concepts of education, corporate education and online distance education are analysed in its relations with the design field widely considered and relevant branchs, especially the instructional design, either in the service design or communication design form. By its turn, the chapters of the second order take as reference the two essential products of e-learning, the learning management system (LMS) and the learning object (LO), to address the communication design of these products, as well as to approach some points about the content's illustration of the corresponding educative actions, mainly through interactive animations. Much of the knowledge obtained in the literature and in the official documentation has been evaluated by an experiment, constituted of a focal group dedicated to the definition of the TRE-RJ s LMS requirements, system that was about to be reformulated. In this event, some of the court s corporate education specialists discussed about the various aspects related to the design of the quoted educative site, coming to responses that serves not only to the research s specific universe, but also to all other stakeholders in the online distance education design that is current in the public and general administration. Finally, the discussion about the experiment s results, synthesized in the conclusion, confronts the discoveries of the bibliographic and documental survey with the responses obtained in the focal group, aiming to the ratification of the biggest number possible of topics among the analysed ones. With that, it is desired that the verified acquirements may serve not only to its secure and effective use in the working areas in which are applicable, but also as a foundation to future scientific research, confirming, moreover, the great relevance that the design profession has for the public administration, specially in the corporate education efforts of such professional sector.
Palavras-chave: Instructional design
Communication design
Learning management systems (LMS)
Corporate online distance education
Public sector
Design instrucional
Design de comunicação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
EAD on-line corporativa
Setor público
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: LIMA, Bruno Moreira. Contribuições do design para a EAD on-line corporativa do setor público: uma experiência de definição de requisitos do AVA do TRE-RJ. 2016. 374 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9167
Data de defesa: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

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