Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9171
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação e perfil dos coordenadores de curso de ensino superior em Design
Título(s) alternativo(s): Training and profile of Higher Education Course Coordinators in Design
Autor: Guimarães, Fernanda Rebelo 
Primeiro orientador: Freitas, Sydney Fernandes de
Primeiro membro da banca: Monat, André Soares
Segundo membro da banca: Formiga, Eliana de Lemos
Resumo: Nos últimos 20 anos, houve um aumento do número de universidades no País e, consequentemente, um aumento da concorrência, tornando a gestão de uma instituição tarefa mais complexa do que o habitual. Atualmente, o pensamento empreendedor e a capacidade de colocá-lo em prática e gerir os setores de uma empresa representa um importante diferencial competitivo, mas também um desafio. As Instituições de Ensino (IES) estão mudando a sua linha de ação sobre o mercado em que estão insertas e se posicionando dentro do modelo de negócios de prestação de serviços. A constante atualização do campo gera novos hábitos, tradições e comportamentos. O objetivo desta pesquisa é o de investigar em que medida a formação do coordenador do curso de Design pode contribuir para a melhoria do desempenho desse curso. Na maioria dos casos, as instituições de ensino no Brasil lança o professor com titulação ou com grande experiência na área acadêmica ou pesquisa a função de gestor de cursos. Essa é a tradição das instituições em relação aos líderes que irão coordenar os cursos. Esse docente encontra dificuldade no gerenciamento efetivo dos cursos, devido ao desconhecimento de certas técnicas de gestão que o auxiliariam no melhor desempenho da IES. A gestão traz algumas possibilidades para a instituição, entre elas, o fato de permitir reconhecer ameaças e oportunidades, transformando informações em conhecimento com valor agregado aos processos. Neste estudo, o campo a ser investigado é o de coordenador de curso de graduação em Design para, possivelmente, aplicarmos parâmetros e modelos de Gestão adequados à melhoria incremental destes cursos.
Abstract: Over the past 20 years there has been an increase in the number of universities in the country and, consequently, increased competition making managing a more complex institution than usual. Currently entrepreneurial thinking and the ability to put it into practice and manage the sectors of a company is an important competitive advantage, but also a challenge. The companies are changing their course of action on the market in which they operate and positioning within the business model of service delivery. The constant updating of the field generates new habits, traditions and behaviors. The objective of this paper is to present a reflection on technical and management practices that can provide improvement in quality standards and consequent growth of higher education institutions. In most cases, the educational institutions in Brazil launches the teacher - with titration or with extensive experience in academia or research - the courses of officers. This is the tradition of the institutions in relation to the leaders who will coordinate the courses. This teaching is difficult in the effective management of the courses due to lack of certain management techniques that would help in better performance of the companies. The management brings some possibilities for the institution, among them allows to recognize threats and opportunities, transforming information into knowledge with added value to the processes. In this study, the field being investigated is the degree course in Design coordinator and possibly apply parameters and management models appropriate to the incremental improvement of these courses.
Palavras-chave: Field
Management
Higher education management
Organizational structure
Education institution
Course managers
Course coordinators
Campo
Gestão
Gestão de Ensino Superior
Estrutura organizacional
Instituição de ensino
Gestores de curso
Coordenadores de curso
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: GUIMARÃES, Fernanda Rebelo. Formação e perfil dos coordenadores de curso de ensino superior em Design. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9171
Data de defesa: 23-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FERNANDA FINAL FINAL.pdf1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.