Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9392
Tipo do documento: Dissertação
Título: Geração de outros românticos: a verificação do [anti] Serviço de Proteção aos Índios
Título(s) alternativo(s): Generación de otros románticos: la verificación del [anti] Servicio de Protección a los Indios
Autor: Pereira, Grazielle da Silveira 
Primeiro orientador: Assy, Bethânia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: Falbo, Ricardo Nery
Segundo membro da banca: Yamato, Roberto Vilchez
Resumo: Esta investigação analisa como o paradigma de integração das populações indígenas brasileiras, sob tutela do órgão estatal Serviço de Proteção aos Índios (SPI), foi formulado por uma política de adestramento dos índios a formas de vida que lhes eram estranhas, com combinação de excesso de violência estatal contra seus corpos. Nesse sentido, verifica-se a concomitância de um projeto estatal de proteção e assistência à vida indígena e a premissa de sua inferioridade que imporia um modelo de civilização. São examinadas, para isso, disposições do SPI ao lado das denúncias de práticas ativas e omissivas de torturas, escravizações, abusos sexuais, estupros, cárceres privados, e extermínio dos povos indígenas por funcionários do órgão, descritas no Relatório Figueiredo (1967), utilizando o método de análise de tecnologias de poder de Michel Foucault, permitindo-se uma abertura para as categorias de colonialidade desenvolvidas no âmbito da rede modernidade/ colonialidad (M/C)
Abstract: Esta investigación analiza cómo el paradigma de integración de las poblaciones indígenas brasileñas, bajo la tutela del órgano estatal Servicio de Protección a los Indios (SPI), fue formulado por una política de adiestramiento de los indios a formas de vida que les eran extrañas, con combinación de violencia estatal excesiva contra sus cuerpos. Así, se verifica la concomitancia de un proyecto estatal de protección y asistencia a la vida indígena y la premisa de su inferioridad que, por eso, impondría un modelo de civilización. Se examinan, para ello, disposiciones del SPI al lado de las denuncias de prácticas activas y omisivas de torturas, esclavitudes, abusos sexuales, violaciones, cárceles privadas, y exterminio de los pueblos indígenas por funcionarios del órgano, descritas en el Informe Figueiredo (1967), utilizando el método de análisis de tecnologías de poder de Michel Foucault, permitiendo una apertura para las categorías de colonialidad desarrolladas en el ámbito del grupo modernidad /colonialidad (M/C)
Palavras-chave: Generación de otros románticos: la verificación del [anti] Servicio de Protección a los Indios
Serviço de Proteção aos Índios
Relatório Figueiredo
Tutela
Tecnologias de Poder
Colonialidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citação: PEREIRA, Grazielle da Silveira. Geração de outros românticos: a verificação do [anti] Serviço de Proteção aos Índios. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Direito Civil Constitucional; Direito da Cidade; Direito Internacional e Integração Econômica; Direi) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9392
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Grazielle da Silveira Pereira Versao final PROTEGIDO.pdf889,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.