Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9445
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Ganha mais quem nada faz; menos ganha quem produz": o samba carioca e a crítica à ideologia do fim da centralidade do trabalho
Título(s) alternativo(s): "Those who do nothing earn more; those who produce earn less": the samba from Rio and the critique of the ideology of the end of the centrality of work
Autor: Coelho, Bruna da Penha de Mendonça 
Primeiro orientador: Cunha, José Ricardo Ferreira
Primeiro coorientador: Mendes, Alexandre Fabiano
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Guilherme Leite
Segundo membro da banca: Silva, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da
Resumo: A pesquisa tem por escopo perquirir, na interconexão entre o samba carioca e a sociologia crítica do trabalho, em que medida esse gênero musical se apõe como linha de resistência ao processo histórico de usurpação do trabalho alheio, mais especificamente no que concerne a seu potencial de crítica ao discurso ideológico e hegemônico de crise (ou, em certas versões, até mesmo fim) da sociedade do trabalho. Tal problema de pesquisa perpassa também, em um sentido mais amplo, a investigação sobre como a cultura, materialmente inserida nas relações sociais, constrói discursos contra-hegemônicos tendentes a contestar as desigualdades sociais vigentes. Parte-se da hipótese de que o samba carioca (com especial foco para o período atinente à virada neoliberal para o último quarto do século XX, bem como seus reflexos na produção contemporânea) possui a potencialidade de questionamento do discurso ideológico de superação do trabalho vivo na sociedade hodierna. E o fez e faz segundo um duplo enfoque: tanto questionando as abstrações e promessas burguesas, quanto se reportando, mais detidamente, à questão do trabalho e ao mito da negação do conflito capital-trabalho (seja pela exaltação do trabalho verdadeiramente livre, seja pela ode à malandragem, seja pela denúncia explícita da exploração). O primeiro capítulo propicia um resgate histórico de episódios ligados à formação e ao desenvolvimento do samba carioca, com especial atenção para sua trajetória de resistência às constantes tentativas do poder dominante de perseguição, disciplinamento, ampliação das desigualdades, apagamento da memória coletiva e mercantilização da cultura. O segundo capítulo é dedicado à análise do discurso ideológico da superação do trabalho vivo, passando pelo seu surgimento no bojo do giro antiprodutivista do pensamento social europeu, pela sua recepção nestas terras e pela sua relação com o neoliberalismo. Por sua vez, o último capítulo propõe o entrelaçamento entre os anteriores, detendo-se de forma mais direta na investigação do problema de pesquisa aventado. Para tanto, o capítulo se vale da contribuição da produção artística de Bezerra da Silva e Candeia, do espírito do Samba do Trabalhador e da potência contestatória dos quatro dias de glória do carnaval (incluindo a marchinha, o samba de enredo e o histórico desfile de 2018 do G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti). Por fim, a conclusão é dedicada à retomada da hipótese de pesquisa e ao compartilhamento das impressões obtidas ao longo da investigação, apontando caminhos para a relação entre a produção de discursos contra-hegemônicos pelo samba, o regime de acumulação neoliberal e o processo revolucionário de superação material da barbárie de um modo de produção fundado na exploração do homem pelo homem.
Abstract: The research aims to investigate, in the interconnection between the samba from Rio and the critical sociology of work, to what extent this musical genre acts as opposition to the historical process of usurpation of the human work, more specifically with respect to its potential to criticize the ideological and hegemonic discourse of crisis (or, in certain versions, even end) of labor society. This research problem also concerns, in a broader sense, the investigation of how culture, materially inserted in social relations, constructs counter-hegemonic discourses tending to challenge social inequalities. The research is based on the hypothesis that the samba from Rio (with a special focus on the period related to the neoliberal turn for the last quarter of the twentieth century, as well as its reflections on contemporary production) has the potential to question the ideological discourse of overcoming of the living labor in today s society. And this occurs in a double focus: both by questioning bourgeois abstractions and promises, and by referring more closely to the question of labor and the myth of the denial of capital-labor conflict (whether by the exaltation of truly free labor, or by the ode to rascality, or by explicit denunciation of the exploitation). The first chapter provides a historical rescue of episodes related to the formation and development of the samba in Rio de Janeiro, with special attention to its trajectory of resistance to the constant attempts of the dominant power to persecute, discipline, widen inequalities, erase collective memory and commodify culture. The second chapter is dedicated to the analysis of the ideological discourse of overcoming of the living labor, addressing its emergence in the antiproductivist turn of European social thought, its reception in Brazil and its relation with neoliberalism. The last chapter proposes an interweaving between the previous chapters, concentrating more directly on the investigation of the research problem. For this purpose, the chapter uses the contribution of Bezerra da Silva and Candeia s artistic production, the spirit of the Samba do Trabalhador and the contestatory power of the four days of glory proper to the carnival (including the marchinha, the samba-enredo and the historic parade of 2018 presented by GRES Paraíso do Tuiuti). Finally, the conclusion rescues the hypothesis of research and shares the impressions obtained during the investigation, pointing out ways to the relation between the production of counter-hegemonic discourses by samba, the neoliberalist regime of accumulation and the revolutionary process of material overcoming of the barbarism intrinsic to a mode of production based on the exploitation of the human being by the human being.
Palavras-chave: Samba from Rio
Contestation
Ideology of the end of the centrality of work
Samba carioca
Contestação
Ideologia do fim da centralidade do trabalho
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citação: COELHO, Bruna da Penha de Mendonça. "Ganha mais quem nada faz; menos ganha quem produz": o samba carioca e a crítica à ideologia do fim da centralidade do trabalho. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9445
Data de defesa: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Bruna da Penha de Mendonça Coelho - 2019 - Completa1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.