Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9737
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentidos do trabalho doméstico no Brasil e a problemática do reconhecimento
Título(s) alternativo(s): Los sentidos del trabajo domestico en Brasil y la problemática del reconocimiento
Autor: Maciel, Raquel Elena Rinaldi 
Primeiro orientador: Falbo, Ricardo Nery
Primeiro membro da banca: Assy, Bethânia de Albuquerque
Segundo membro da banca: Bello, Enzo
Resumo: O trabalho doméstico remunerado é uma atividade socialmente desvalorizada pois concentra uma série de aspectos de vulnerabilidade e de exclusão social. Tais elementos são revelados na atividade empírica da presente dissertação, e em sua grande maioria concentram-se na baixa remuneração, na ampla jornada de trabalho, em quadros exploratórios, no desrespeito aos direitos e garantias legais, nas discriminações de raça e gênero, na falsa ideia de que não contribui com a economia do país, e, nos resquícios do patriarcado e da escravidão. A fim de explicar ao leitor que a categoria das empregadas domésticas sofre de reconhecimento insuficiente, trazemos a luz da presente dissertação a teoria do reconhecimento de Axel Honneth, que afirma serem três as esferas do reconhecimento - o amor, o direito e a estima social- que serão discutidos aqui. Além disso, a questão do trabalho é de suma importância, pois o período pós fordista é fortemente marcado pela violação dos direitos trabalhistas.
Abstract: El trabajo doméstico remunerado es una actividad socialmente devaluada porque concentra una serie de aspectos de la vulnerabilidad y la exclusión social. Tales elementos son revelados en la actividad empírica de esta tesis, y en su mayor parte se concentran en el trabajo de baja remuneración, a plena en las pinturas de explotación, en el desrespecto a los derechos y garantías legales en la discriminación racial y de género, en la falsa idea de que no contribuye a la economía del país, y los resquicios del patriarcado y la esclavitud. Con el hecho de explicar al lector que la categoría de los trabajadores domésticos sufre de insuficiencia de reconocimiento, traemos a la luz de esta tesis la teoría del reconocimiento de Axel Honneth, que trabaja lastres esferas del reconocimiento- el amor, el derecho y la estima social los cuales serán discutidos aquí. Además, la cuestión de trabajo es muy importante porque en el período post fordista está fuertemente marcado por la violación de los derechos laborales.
Palavras-chave: Empleadas Domesticas
Trabajo domestico
Reconocimiento
Insuficiencia
Vulnerabilidad
Axel Honneth
Nancy Fraser
Pos Fordismo
Trabalho Doméstico
Empregadas Domésticas
Reconhecimento
Insuficiência
Vulnerabilidade
Axel Honneth
Nancy Fraser
Pós fordismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citação: MACIEL, Raquel Elena Rinaldi. Sentidos do trabalho doméstico no Brasil e a problemática do reconhecimento. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9737
Data de defesa: 26-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Raquel Elena Rinaldi Maciel - 2015 - Completo1,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.