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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aniversário Guanabara: explorando as práticas sociais de consumo
Título(s) alternativo(s): Guanabara Anniversary: exploring the social practices of consumption
Autor: Dias, Eini Rovena 
Primeiro orientador: Siqueira, Gustavo Silveira
Primeiro membro da banca: Fontainha, Fernando de Castro
Segundo membro da banca: Cella, José Renato Gaziero
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender e explorar as práticas sociais (inclusive jurídicas) que ocorrem no âmbito da campanha de vendas Aniversário Guanabara , promovida anualmente pela empresa Casas Guanabara Comestíveis LTDA. . Com aporte nas notícias publicadas pelos periódicos cariocas e em publicações disponibilizadas pela rede social Twitter, buscou-se analisar quais as práticas eram difundidas e qual o imaginário se formava acerca da campanha. Em seguida, realizou-se uma pesquisa empírica qualitativa no ano de 2016, na unidade do Supermercado localizada em Duque de Caxias, durante os primeiros dias de promoção, com o objetivo de identificar os principais caracteres da campanha de vendas, o perfil dos consumidores que dela participavam e o modo como costumam consumir. Para estas análises, utilizou-se da metodologia da antropologia da notícia e também, dos conceitos acerca de classe social cunhados por Jessé Souza, no intuito de identificar aqueles que compareciam à campanha. Por fim, articularam-se os resultados obtidos, bem como, elucidou-se as limitações da pesquisa desenvolvida. Com isto, apuraram-se novas frentes de trabalho que poderiam se desenvolver a partir desta primeira aproximação, tanto no campo do direito, quanto em outras áreas do conhecimento.
Abstract: This work aims to understand and explore the social practices (including legal) that occur within the scope of the "Guanabara Anniversary" sales campaign, promoted annually by the company "Casas Guanabara Comestíveis LTDA.". Based on the news published by the Rio de Janeiro periodicals and on publications provided by the social network Twitter, it was sought to analyze which practices were widespread and what kind of imaginary was formed about the campaign. Then, a qualitative empirical research was carried out in 2016 at the Supermarket unit located in Duque de Caxias, during the first days of promotion, in order to identify the main characteristics of the sales campaign, the profile of consumers who participate and how they used to consume. For these analyzes, it was adopted the methodology of "anthropology of news" and also the concepts about social class formulated by Jessé Souza, in order to identify those who appeared in the campaign. Finally, the obtained results were articulated, as well as the limitations of the developed research were elucidated. With this, new work fronts were developed that could develop from this first approximation, as much in the field of the right, as in other areas of knowledge.
Palavras-chave: Guanabara Anniversary
Consumption
Exploratory research
Aniversário Guanabara
Consumo
Pesquisa exploratória
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citação: DIAS, Eini Rovena. Aniversário Guanabara: explorando as práticas sociais de consumo. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9813
Data de defesa: 17-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito

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