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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9875
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Percursos de uma investigação com crianças: o que as vozes infantis têm a nos ensinar? |
Autor: | Melro, Renata dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Mairce da Silva |
Segundo membro da banca: | Mello, Marisol Barenco de |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Resumo: | aula de uma escola pública de educação infantil, considerando suas experiências com o mundo e compreendendo-as como sujeitos capazes de comunicar o que pensam, de serem parceiras da investigação. Desse modo, o trabalho dissertativo desenha-se de forma a construir uma compreensão sobre como a criança e a infância eram consideradas, principalmente no campo acadêmico, e como contemporaneamente as experiências infantis podem e devem ser legitimadas, como é o caso desta pesquisa. Nesse percurso, busca-se dialogar com as contribuições da Sociologia da Infância (CORSARO, 2009; PINTO, 2007; SARMENTO, 2009) que, entre outras questões, procura romper com o paradigma da criança como objeto, desnaturalizando a infância; são discutidas também diferentes abordagens encontradas sobre o lugar da infância, intencionando possibilidades de a olharmos como experiência, bem como as crianças e os adultos-pesquisadores como sujeitos de experiências (KOHAN, 2007; BENJAMIN, 2009; LARROSA 2002). Fundamentada em concepções e modos de olhar as crianças como sujeitos históricos, sociais e, portanto, de experiências, a pesquisa se dedica a problematizar quais seriam as melhores formas de compreender as crianças, valorizando e legitimando suas vozes, suas formas de ser e estar no mundo. Nesse sentido, alguns interlocutores, tais como: Graue e Walsh (2003), Campos (2008), Souza & Castro (2008), Ferreira (2009), Kramer (2002) e Barbier (1992, 2002) nos oportunizam discutir algumas questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças na Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa. Em uma das turmas desta UMEI, crianças de cinco anos colocaram-se como parceiras, protagonistas na investigação, revelando olhares diferenciados, repletos de experiências e informações, vivenciadas num tempo que não é sucessivo, mas que é de pura intensidade. Em encontros chamados de conversas compreensivas as crianças foram capazes de comunicar seus saberes e o modo como leram e interagiram com o universo pesquisado, nos mostrando caminhos para se pensar uma escola de Educação Infantil na qual adultos e crianças possam compartilhar a experiência educativa. |
Abstract: | The present work investigates the meanings built by children in the context of a public school's classroom, considering their experiences of the world and understanding the children as subjects capable of communicating what they think, as investigation partners. The dissertation is designed in a way as to build understanding about how the infant and infancy were considered, especially in the academic field, and how contemporarily, the infants? experiences can and must be legitimized, as is the case with this research. In this effort is established a dialogue with the contributions of Sociology of Infancy (CORSARO, 2009; PINTO, 2007; SARMENTO, 2009) which, among other matters, attempts a rupture of the paradigm of the infant as object that undermines infancy; different approaches to the emplacement of infancy are also discussed, aiming possibilities to look at it as experience, as well as at the infants and adult-researchers as subjects of experiences (KOHAN, 2007; BENJAMIN, 2009; LARROSA 2002). Grounded on conceptions and ways of looking at infants as historical, social and, therefore, experience subjects, the research dedicates itself to problematize what would be the best ways to understand infants, legitimizing and valuing their voices and forms of being. In that direction, some interlocutors such as Graue and Walsh (2003), Campos (2008), Souza & Castro (2008), Ferreira (2009), Kramer (2002) and Barbier (1992, 2002) give us the opportunity to discuss some questions of theoretical-methodological nature regarding the research, with infants, in Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa. In one of the classes of that UMEI [Municipality?s Infants Education Unit], five-year old infants were took positions of partners, protagonists in the investigation, revealing different outlooks, filled with experiences and information, lived in a time that is not successive, but of pure intensity. In encounters called understanding , the infants were capable of communicating their knowledge conversations and the way they read and interacted with the researched universe, showing us ways to think an Early Childhood Education school in which adults and infants can share the education experience. |
Palavras-chave: | Childhoods Sociology of Infancy Research with infants Childhood experiences Infâncias Sociologia da Infância Pesquisa com crianças Experiências infantis |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | MELRO, Renata dos Santos. Percursos de uma investigação com crianças: o que as vozes infantis têm a nos ensinar?. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9875 |
Data de defesa: | 24-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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