Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9877
Tipo do documento: Dissertação
Título: Retornos (im)prováveis e esperanças subjetivas de alunos dos Centros e Estudos de Jovens e Adultos (CEJA) dos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói
Autor: Melo, Leandro Siqueira de 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Primeiro membro da banca: Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Segundo membro da banca: Sangenis, Anabelle Loivos Considera Conde
Resumo: Este trabalho tem como propósito refletir sobre as possibilidades e perspectivas dos sujeitos que potencializam a Educação de Jovens e Adultos dos Centros de Estudos de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro - CEJA/RJ. Para isso, o cenário escolhido foram as unidades CEJA dos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, geograficamente pertencentes a região metropolitana leste-fluminense do Rio de Janeiro, próximos à capital e tendo como atividades principais o comércio, as indústrias ceramistas e, principalmente, o advento de instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ, instalado do município de Itaboraí. A pesquisa realizada entre março de 2010 e março de 2012 foi exploratória utilizando dados quantitativos de fontes oficiais e dados qualitativos de entrevistas com os sujeitos participantes dos CEJA. O objetivo foi fazer um recorte nas questões de abandono do ensino presencial, do retorno aos estudos na modalidade EJA e, por último, buscar uma visão ampliada a cerca dos referenciais, das motivações e dos desejos destes sujeitos em suas aspirações pós-diplomas e de suas esperanças subjetivas. As noções de retornos (im)prováveis e inserção no mercado de trabalho pós-diplomação formam a estrutura principal dessa dissertação tendo como resultados a necessidade de humanização da EJA atrelada a problemas sociais e de infra-estrutura urbana na região do COMPERJ, falta de projetos reais de respaldo da SEEDUC em relação aos CEJA e ausência de eficácia de políticas públicas que certifiquem os diplomas dos alunos dos CEJA, embora aquele alunado tenha revelado que o CEJA é um local de passagem necessário a suas aspirações e perspectivas futuras, tanto em relação a estudos posteriores quanto ao trabalho.
Abstract: This academic work aims to reflect about the possibilities and the perspectives that students of the Young and Adult Education System from Centro de Estudos de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro - CEJA/RJ potencialize. In order to achieve this goal, the chosen scenery was the schools CEJA in Itaboraí, São Gonçalo and Niterói, towns which are geographically near the capital city - the metropolitan area. These towns have their economy based in business shops, ceramic industries and mainly the setting of Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro - COMPERJ, in Itaboraí. The research took place from March of 2010 until March of 2012, taking into consideration both quality and quantity. Guided interviews, speech analysis and active interviews were the means of the research. The instruments to obtain the result were dialogues with the students in order to figure out the reasons why they leave the regular schools and begin studying in CEJA system. At last, student's wish and motivation after graduating have been questioned, their subjective hope. The notions of (im)probable return and job market insertion after getting their certificate are the main structure of this essay. The results attest the necessity of giving human traits to EJA in association with social problems and urban infra-structure questions in COMPERJ area, lack of real projects of SEEDUC towards CEJA's schools, also the insufficiency of public politics which certificate the diploma of the students from CEJA's schools. Although, those students believe that these learning centers are a necessary path to their future aspirations and perspectives, both in relation to their future studies and their professional careers.
Palavras-chave: CEJA
Young and Adult Education
Subjective Hope
Improbable return
CEJA
Centro de Estudos de Jovens e Adultos
Esperanças subjetivas
Retornos improváveis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MELO, Leandro Siqueira de. Retornos (im)prováveis e esperanças subjetivas de alunos dos Centros e Estudos de Jovens e Adultos (CEJA) dos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9877
Data de defesa: 10-Jul-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Leandro Siqueira de Melo.pdf1,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.