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Tipo do documento: Dissertação
Título: Nenhuma escola fechada! Os impactos da nucleação escolar no embate entre educação rural e educação do campo
Título(s) alternativo(s): Ninguna escuela cerrada! Los impactos de la nucleacíon de escuelas en el choque entre educación rural y educación del campo
Autor: Cordeiro, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro coorientador: Alentejano, Paulo Roberto Raposo
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Pronko, Marcela Alejandra
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a política educacional posta em prática de maneira mais acentuada nos últimos anos pelo Estado brasileiro no que se refere à educação em espaços rurais - a nucleação escolar, política que vem gerando conflitos e contradições no que diz respeito à luta pelo direito à educação no campo. A expansão do processo de nucleação de escolas rurais materializa-se no momento em que os povos do campo organizados em movimentos sociais reivindicam uma educação específica - a educação do campo, contraposta à educação historicamente imposta pelo Estado - a educação rural. Nesta disputa paradigmática entre educação rural e educação do campo, o Estado parece cooptar o conceito dos movimentos sociais ressignificando-o, apesar de atender em parte algumas de suas reivindicações, ao mesmo tempo que legitima o processo de fechamento de escolas no campo, radicalizando o conflito. Metodologicamente, optamos por realizar revisão de literatura acerca dos paradigmas de educação rural e de educação do campo, análise documental de legislações e documentos do movimento nacional de educação do campo, levantamento de dados no Ministério da Educação (MEC) no que se refere à oferta escolar rural no estado do Rio de Janeiro e entrevistas junto aos sujeitos afetados pela política de nucleação escolar. Por meio da pesquisa elaboramos tabelas, gráficos e mapas ilustrativos que representam a materialidade e a expansão do processo de nucleação de escolas rurais no estado do Rio de Janeiro, conformando o que consideramos uma reorganização espacial da oferta escolar, assim como escutamos as vozes do campo a partir de entrevistas, compreendendo os sentidos e os reflexos gerados em suas vidas pelo fechamento de suas escolas.
Abstract: Esta investigación tuvo el propósito de analizar la política educacional promovida en años recientes con mayor profundidad por el Estado brasileño respecto a la educación en espacios rurales, la , una política que viene generando nucleación de escuelas conflictos y contradicciones con relación a lucha por el derecho de la educación en el campo. El desarrollo del proceso de nucleamiento de escuelas rurales se concreta en el instante en que las comunidades rurales, organizadas em movimientos sociales, exigen una educación específica: la educación del campo, en contraposición a la ampliamente extendida educación rural impuesta por el Estado brasileño. En esta disputa paradigmática, entre educación rural y educación del campo, el Estado parece admitir la opinión de los movimientos sociales otorgándole un nuevo significado, pese a atender parcialmente a algunas se sus exigencias, al mismo tiempo en que procede a legitimar la clausura de las escuelas del campo, adicalizando así el conflicto. Metodológicamente, optamos por revisar la literatura disponible sobre la educación rural y la educación del campo. Esto consistió en el análisis documental de legislaciones y de documentos del movimiento nacional de educación del campo, la recopilación de datos del Ministerio de Educación (MEC) acerca de la oferta escolar rural en el estado de Rio de Janeiro y de entrevistas a los sujetos afectados por la política de nucleación de escuelas. Con la ayuda de esta investigación, elaboramos tablas, gráficos y mapas ilustrativos que representan la realidad y extensión del proceso de nucleación de escuelas rurales en el estado de Rio de Janeiro, así se creo una reorganización espacial de la oferta escolar y por intemedio de las entrevistas fue posible escuchar la voz de los habitantes del campo, pudiendo así comprender sus puntos de vista y el efecto que produjo en sus vidas la clausura de sus escuelas.
Palavras-chave: Educación del campo
Educación rural
Nucleación de escuelas
Políticas públicas
Educação do campo
Educação rural
Nucleação escolar
Políticas públicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: CORDEIRO, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e. Nenhuma escola fechada! Os impactos da nucleação escolar no embate entre educação rural e educação do campo. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9878
Data de defesa: 11-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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