Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9879
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Redes educativas e emancipação social: possibilidades e limites de efetivação de um projeto educativo emancipatório junto a jovens em conflito com a lei |
Título(s) alternativo(s): | Educational networks and social emancipation: possibilities and limits of effectiveness of an project educational emancipatory with young peoples in conflict with the law |
Autor: | Barbosa, Angélica do Fundo ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Primeiro membro da banca: | Julião, Elionaldo Fernandes |
Segundo membro da banca: | Santos, Patrícia Elaine Pereira dos |
Terceiro membro da banca: | Lima, Alexandra Garcia Ferreira |
Resumo: | Esta dissertação compartilha experiências vivenciadas a partir da imersão no cotidiano do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE). Traz para o diálogo o Projeto Político Emancipatório de Santos (2009), buscando desinvisibilizar, junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, possibilidades de práticas educativas que se alinhem ao referido projeto e que revelem relações ecológicas entre conhecimentos (SANTOS, 2004), dialógicas e mais justas nesse ambiente. Do ponto de vista político-teórico-metodológico se alinha à perspectiva dos estudos do cotidiano, propondo um contínuo movimento de aproximação do pesquisador com os sujeitos da pesquisa e com o universo pesquisado. Para contribuir com a discussão é feita uma reflexão acerca do percurso institucional que o DEGASE vem trilhando desde que houve a proposta de implementação da política socioeducativa. Com base nas narrativas e experiências apresentadas, busca-se refletir sobre a constante tensão entre regulação e emancipação e a possibilidade de, mesmo em uma instituição fortemente marcada pelo controle, criar espaços de subversão, de invenção e de luta pela emancipação. |
Abstract: | This dissertation shares experiences lived from de immersion everyday life of the Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE). It brings to the dialogue the Project Educacional Emancipatory of Santos (2009), looking for disinvise, with the adolescents who obey socio-educational measure, possibilities of educational practices that are aligned with said project and that reveal ecological relations between knowledge (SANTOS, 2004), dialogic and more fair in this environment. From the political-theoretical-methodological point of view, it aligns itself to the perspective of the everyday life studies, proposing a continuous movement of approach of the researcher with the subjects of the research and with the universe researched. To contribute to the discussion, a reflection is made on the institutional course that DEGASE has been following since the proposal for the implementation of socio-educational policy. Based on the narratives and experiences presented, seeks out to reflect on the constant tension between regulation and emancipation and the possibility, even in an institution strongly marked by control, to create spaces of subversion, invention and struggle for emancipation. |
Palavras-chave: | Project Educacional Emancipatory Socioeducation Practices Emancipatory Projeto Educativo Emancipatório Socioeducação Práticas Emancipatórias |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | BARBOSA, Angélica do Fundo. Redes educativas e emancipação social: possibilidades e limites de efetivação de um projeto educativo emancipatório junto a jovens em conflito com a lei. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9879 |
Data de defesa: | 21-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Angelica do Fundo Barbosa.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.