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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação física na escola: algumas lições do cotidiano a partir das falas dos sujeitos praticantes
Autor: Assumpção, Renato Poubel de Sousa 
Primeiro orientador: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Primeiro membro da banca: Fontoura, Helena Amaral da
Segundo membro da banca: Goulart, Paulo Sergio Sgarbi
Terceiro membro da banca: Chaluh, Laura Noemi
Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida em uma escola municipal de São Gonçalo, e uma escola estadual em Itaboraí, ambas no estado do Rio de Janeiro, tem por objetivo principal, compreender os discursos produzidos no cotidiano escolar, a respeito da educação física escolar. Para isto, investigo situações e diálogos vividos com diferentes sujeitos praticantes (CERTEAU, 1996) do e no cotidiano de duas escolas públicas. Esses sujeitos praticantes são por exemplo, serventes, merendeiras, guardas escolares, funcionários de modo geral, pais entre outros. Para tanto, procuro problematizar a seguinte questão: O que as situações vividas no cotidiano escolar, de duas escolas públicas onde trabalho, me ajudam a (re)pensar sobre a educação física escolar? As situações trazidas para a dissertação me permitiram discutir questões como: currículo, corporeidade, avaliação, diferença, identidade e representação social dos professores de educação física, formação docente, entre outras. Esta dissertação, portanto, se encontra na interseção entre educação física e educação e busca ser uma contribuição para os estudos do cotidiano da educação física escolar.
Abstract: Esta investigación, es de cuño cualitativo, desarrollada en una escuela municipal de São Gonçalo, y una escuela del estado en Itaboraí, las dos en el estado de Rio de Janeiro, tiene como objetivo principal, comprender los discursos producidos en el cotidiano escolar, a respeto de la educación física escolar. Para esto busco situaciones y charlas vividos con distintos sujetos practicantes (CERTEAU, 1996) del y en el cotidiano en la escuela publica. Estos sujetos practicantes son por ejemplo: sirvientes, cocineros, guardias de la escuela, empleados en general, padres, entre otros. Para tanto, busco problematizar la siguiente cuestión: ¿En Lo que las situaciones vividas en el cotidiano escolar, de dos escuelas públicas donde trabajo, me ayudan a (re)pensar a respeto de la educación Las situaciones traídas para la disertación me permitieron física escolar? discutir cuestiones como: currículo, corporalidad, evaluación, diferencia, identidad y representación social de los maestros de educación física, formación docente, dentre otras. Esta disertación, por lo tanto, se encuentra en la intersección entre educación física y educación y busca ser una contribución para los estudios del cotidiano de la educación física escolar.
Palavras-chave: Educação física escolar
Cotidiano escolar
Sujeitos praticantes
Ocasiões cotidianas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ASSUMPÇÃO, Renato Poubel de Sousa. Educação física na escola: algumas lições do cotidiano a partir das falas dos sujeitos praticantes. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9880
Data de defesa: 13-Jun-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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