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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Que sejam as mães da pátria" - histórias e memórias do Curso Normal Rural de Cantagalo
Autor: Considera, Marcela Loivos 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Primeiro membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Segundo membro da banca: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Terceiro membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Resumo: O Curso Normal Rural de Cantagalo, único do gênero, em todo o estado do Rio de Janeiro, foi criado em 1952, durante o governo de Ernani do Amaral Peixoto. Tinha como principal objetivo implantar, no meio rural, escolas de formação de professores primários, como estratégia de fixação das populações campesinas. O mérito dessa escola experimental era a proposta de formar professoras que pudessem atuar em suas respectivas localidades, sem que precisassem emigrar para os grandes centros urbanos. No início dos anos 30, constituiu-se o discurso de combate ao urbanismo e legitimação da escola rural como campo de experiência e ensaio de processos agrícolas modernos, diferenciando a escola de zona rural, a de zona urbana e a litorânea. O chamado "ruralismo pedagógico" defendia a urgência da "ressurreição agrícola no Brasil" e a importância do ensino agrícola prático em escolas rurais, ressaltando práticas formativas e pedagógicas ligadas às ideias de valorização do meio rural e conservação de seus recursos naturais como propostas de modernidade educacional pretensamente adequadas às regiões interioranas. Do projeto inicial do Curso Normal Rural à execução, na prática, de sua proposta pedagógica no "torrão cantagalense", houve uma sensível distância - o que revela a dicotômica inserção deste ideário com lastros tanto na tradição local quanto na expectativa de progresso. Constatou-se, no entanto, que a proposta de formação oferecida às normalistas ruralistas era mais avançada do que a realidade das escolas, estando além de suas possibilidades e infraestrutura. Depoimentos de ex-alunos e ex-educadores da instituição revelam que as egressas do Curso Normal Rural não conseguiam aplicar o que aprendiam em sua docência, e que nem a mentalidade dos dirigentes escolares da época e das comunidades para as quais retornavam as ruralistas permitia as tão comentadas inovações pedagógicas. O presente trabalho investiga questões que remetem a uma determinada assimetria ou descontextualização entre a formação das professoras do Curso Normal Rural de Cantagalo e o arcaísmo que vigorava na rede de ensino primária, nas mentalidades e na infraestrutura da ambiência escolar. Em outras palavras, a triangulação entre Estado (formulação de políticas públicas de formação do magistério para o campo), Escola (projeto pedagógico forjado no ruralismo) e Comunidade (que almejava a inserção de seus filhos no contexto urbano) revela os vértices de mentalidades totalmente conflitantes. É nesse terreno fértil de ideias em assimetria que surge e finda o Curso Normal Rural de Cantagalo.
Abstract: The Rural Normal Course of Cantagalo, unique of its kind in the entire state of Rio de Janeiro, was created in 1952 during the administration of Ernani do Amaral Peixoto. Its main goal was deploying in rural areas, schools of primary school teachers as a strategy for setting the peasant populations. The merit of this experimental school was the proposal of training teachers who could act in their respective localities, without needing to migrate to large urban centers. In the early '30s, there was a discourse to combat the urbanism and legitimate the rural school field as an experience and testing of modern agricultural processes, differentiating the school of rural areas, urban and coastal zone. The so-called "rural teaching" asserted the urgency of the "resurrection of agriculture in Brazil" and the importance of practical agricultural education in rural schools, emphasizing educational and pedagogical practices related to the ideas of appreciation of the countryside and conserving its natural resources such as educational proposals of modernity supposedly suited to interior regions. From the initial design of the Rural Normal Course enforcement in practice of his pedagogical proposal in the "lump cantagalense," there was a considerable distance - which shows the insertion of this dichotomous ideas with weights in both the local tradition and the expectation of progress. It was noted, however, that the proposed training offered to rural teachers was more advanced than the reality of schools and are beyond their capabilities and infrastructure. Testimonials from former students and former teachers of the institution show that the Rural Normal Course grads could not apply what they learned in their teaching, and that neither the mindset of school leaders and communities of the place for which the permit returned to ruralists commented as pedagogical innovations. This paper investigates issues related to a specific or asymmetry between the training of teachers of the Rural Normal Course of Cantagalo and archaism that existed in the primary school system, the mentality and the infrastructure of the school ambience. In other words, the triangulation between state (public policy-making training for the field of teaching), school (educational project forged in rural areas) and community (which sought the inclusion of their children in an urban setting) shows the vertices of total mental conflicting. It is in this fertile ground of ideas in asymmetry that appears and ends the Rural Normal Course of Cantagalo.
Palavras-chave: History of Education in the state of Rio de Janeiro
Ruralism teaching
Rural Normal Course
Cantagalo- RJ
Fomative processes
Photographic memory
História da Educação no estado do Rio de Janeiro
Ruralismo pedagógico
Curso Normal Rural
Cantagalo-RJ
Processos formativos
Memória fotográfica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: CONSIDERA, Marcela Loivos. "Que sejam as mães da pátria" - histórias e memórias do Curso Normal Rural de Cantagalo. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9881
Data de defesa: 4-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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