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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9883
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Quem quer ser professor ou professora? Um estudo com graduandos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores da UERJ |
Título(s) alternativo(s): | Who wants to be a teacher? A survey with students of the undergraduate courses of the Faculdade de Formação de Professores at UERJ |
Autor: | Fernandes, Neiva Santos Masson |
Primeiro orientador: | Fontoura, Helena Amaral da |
Primeiro membro da banca: | Pierro, Gianine Maria de Souza |
Segundo membro da banca: | Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun |
Terceiro membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Resumo: | Apesar da reconhecida importância do papel do profissional professor na construção e no desenvolvimento da sociedade atual, o exercício da docência atravessa um período de grande desprestígio social, refletido, inclusive, na remuneração comumente destinada ao trabalho docente. No entanto, contrariando esse cenário, muitos estudantes, concluído o ensino médio, têm optado por ingressar em um dos vários cursos de licenciatura existentes. Mas, afinal, nos dias de hoje, quem quer ser professor ou professora? Que motivos têm levado estudantes a ingressar em cursos de formação para o exercício do magistério? A presente dissertação investiga quem é o alunado dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): seu perfil, sua visão sobre o curso e sobre a sua formação universitária, sua percepção a respeito do profissional professor. Os sujeitos da pesquisa correspondem àqueles estudantes inscritos em disciplinas e períodos específicos, e a intenção é abranger alunos ingressantes, de meio de curso e concluintes. Embasamos nossa investigação e análise nas contribuições, principalmente, dos autores Paulo Freire, António Nóvoa, Maurice Tardif, Bernardete Gatti e Elba de Sá Barretto. A perspectiva metodológica adotada nesta pesquisa exploratória é de caráter quali-quantitativo, e, para tanto, utilizamos questionários como instrumentos para registro das informações e respostas dos sujeitos. Ao todo, 450 licenciandos participaram na pesquisa. Ao longo do Trabalho, vamos conhecendo e analisando as razões que levaram esses estudantes a decidirem fazer uma licenciatura; as expectativas que nutrem em relação à sua formação universitária; a visão que têm esses graduandos a respeito do profissional docente e se pretendem, de fato, exercer a profissão. A partir do que foi conhecido, das análises e reflexões construídas, tencionamos contribuir para que a FFP/UERJ tenha novos subsídios à disposição para eventual embasamento da necessária tarefa de permanente atualização de seu Projeto Político-Acadêmico-Pedagógico, permitindo-lhe a possibilidade de melhor elaborar seus objetivos e de alcançar suas metas o que nos parece relevante no sentido de favorecer a reflexão e as ações propositivas no campo da formação inicial de professores e professoras na instituição e, se possível, para além dela. |
Abstract: | Despite the recognized importance of the teacher´s role in the construction and development of modern society, the exercise of teaching is undergoing a period of great social devaluation, reflected even in the remuneration commonly intended for teaching. However, contradicting this scenery, many high school graduate students are tending to join one of the various teachers training undergraduate courses. But then, nowadays, who wants to be a teacher? What reasons have led students to enroll in courses for teacher training? This dissertation investigates who is the student of the undergraduate courses of the Faculdade de Formação de Professores (FFP) at Rio de Janeiro State University (UERJ): their profile, their views on the course and on their university education, their perception about the teaching profession. The subjects of the research correspond to those students enrolled in specific disciplines and periods, and the intention is to cover students beginning their course, half course students and graduating students. We take as a basis for our research contributions from authors like Paulo Freire, António Nóvoa, Maurice Tardif, Bernardete Gatti and Elba de Sá Barretto. The methodological approach adopted in this exploratory research is of qualitative-quantitative character and, therefore, we used questionnaires as instruments for recording information. A total of 450 undergraduate students participated in the research. Throughout the work, we come to know and analyze the reasons why those students were led to choose to undergraduate in teacher training, their expectations regarding their university education, the vision they have about teaching and finally if, in fact, they want to work as teachers. From what was known of the analyzes and reflections, we intend to contribute to the FFP/UERJ with new subsidies to assist in the necessary task of continuously updating their Political- Academic-Educational project, allowing the opportunity to develop and achieve their goals - what seems to be relevant to encouraging reflection and purposeful actions on the field of teacher training at the institution and, if possible, beyond. |
Palavras-chave: | Teaching profession Career choice Teacher training Profissão docente Escolha profissional Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | FERNANDES, Neiva Santos Masson. Quem quer ser professor ou professora? Um estudo com graduandos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 2013. 223 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9883 |
Data de defesa: | 10-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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