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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas de professoras de Língua Portuguesa e Literatura: Vozes negras em busca de possibilidades para o trabalho com a lei federal 10.639/03 na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Narratives of teachers of Portuguese Language and Literature: black voices in search of possibilities for working with federal law 10.639 / 03 in Basic Education
Autor: Viana, Janaína Nery 
Primeiro orientador: Jesus, Regina de Fátima de
Primeiro membro da banca: Pereira, José Valter
Segundo membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Resumo: A pesquisa, por ora apresentada nesta dissertação, teve o propósito de investigar práticas pedagógicas emancipatórias de professoras de Língua Portuguesa e Literatura de três municípios distintos do Estado do Rio de Janeiro. São práticas pedagógicas consideradas microações afirmativas cotidianas (JESUS, 2004; 2011) que contribuem significativamente para a construção de relações raciais menos hierarquizadas, compreendidas na perspectiva de uma educação antirracista. A partir das narrativas docentes, buscou-se também possibilitar um exercício crítico-reflexivo das docentes-participantes acerca dos motivos que as impulsionaram à busca por caminhos para a concretização deste trabalho afirmativo na área de Língua Portuguesa e Literatura. Neste sentido, as narrativas autobiográficas, constituem a opção teórico-metodológica da pesquisa que, inspirada nos valores civilizatórios afro-brasileiros (TRINDADE, 2005; SILVA, 2005), destaca a circularidade, percebe a memória e a oralidade como importantes possibilidades formativas calcadas na troca, na co-construção e aquisição de saberes que emergem de experiências individuais/coletivas. A entrevista e a roda de conversa foram os procedimentos metodológicos privilegiados neste estudo, favorecendo a consolidação de espaços narrativos. Teoricamente, fundamenta-se a pesquisa nas contribuições de Marie Christine-Josso (2007) e Antônio Nóvoa (1992) no que propõem como compreensão da formação docente a partir da história de vida, das experiências e da autorreflexão sobre a prática. Ajudam a pensar ainda o contexto das relações étnico-raciais e seu processo de reeducação, os estudos de Kabengele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2005), Neusa Maria Gusmão (2013), dentre outros/as autores/as, que nos últimos anos se dedicaram e/ou ainda se dedicam a uma análise consistente das tensões raciais existentes no Brasil e das políticas de ação afirmativa, que no campo da educação, atuam no sentido de combatê-las. Orientado pelos referenciais citados, este estudo busca contribuir com a conscientização e formação de profissionais que possam atuar no sentido de uma reeducação para as relações étnico-raciais, visando uma sociedade mais humana e justa, respeitando e afirmando suas diferenças. Assim, sem a intenção de concluir, mas de abrir caminhos, destaco sua importância para o campo da pesquisa-formação, pelo valor das narrativas autobiográficas compartilhadas, das experiências coletivas e do entrelace das histórias de vida das docentes negras, participantes do trabalho. Neste estudo, especificamente, a negritude destacou-se como elo mais expressivo na busca e efetivação de práticas afirmativas na escola.
Abstract: The research, presented in this dissertation, aimed to investigate emancipatory pedagogical practices of Portuguese Language and Literature teachers from three distinct municipalities of the State of Rio de Janeiro. These are pedagogical practices considered as "daily affirmative microcredit" (JESUS, 2004; 2011), which contribute significantly to the construction of less hierarchical racial relations, understood in the perspective of an antiracist education. From the teaching narratives, it was also possible to make a critical-reflexive exercise of the teachers-participants about the reasons that led them to search for ways to accomplish this affirmative work in the area of Portuguese Language and Literature. In this sense, autobiographical narratives are the methodological option of research, inspired by Afro-Brazilian civilizational values (TRINDADE, 2005; SILVA, 2005), highlighting "circularity", perceives "memory" and "orality" as important formative possibilities based on the exchange, co-construction and acquisition of knowledge that emerge from individual / collective experiences. The interview and the talk wheel were the privileged methodological procedures in this study, favoring the consolidation of narrative spaces. Theoretically, the research is based on the contributions of Marie Christine-Josso (2007) and Antônio Nóvoa (1992) in what they propose as an understanding of teacher education based on life history, experiences and self-reflection on practice. They also help to think about the context of ethnic-racial relations and their process of re-education, the studies of Kabengele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2005), Neusa Maria Gusmão (2013), among others In recent years they have dedicated themselves and / or are still dedicated to a consistent analysis of the existing racial tensions in Brazil and the policies of affirmative action, which in the field of education, act in the sense of fighting them. Guided by the aforementioned references, this study seeks to contribute to the awareness and training of professionals who can work towards re-education for ethnic-racial relations, contributing to a more humane and just society, respecting and affirming their differences. Aiming at a more humane and just society, respecting and affirming their differences. Thus, without intending to conclude, but to open paths, I emphasize its importance for the field of research-training, for the value of shared autobiographical narratives, collective experiences and the interlace of the life histories of black teachers, participants in the work. In this study, specifically, negritude stood out as the most expressive link in the search and implementation of affirmative practices in school.
Palavras-chave: Ethnic-racial relations
Federal Law 10.639/03
Portuguese Language and Literature in Basic Education
Training and teaching practice
Relações étnico-raciais
Lei federal 10.639/03
Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica
Formação e prática docente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: VIANA, Janaína Nery. Narrativas de professoras de Língua Portuguesa e Literatura: Vozes negras em busca de possibilidades para o trabalho com a lei federal 10.639/03 na Educação Básica. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9884
Data de defesa: 10-Mai-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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