Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9887
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas curriculares para o curso Normal na rede estadual do Rio de Janeiro: o currículo mínimo e suas implicações para a formação docente
Título(s) alternativo(s): Curricular policies for the Normal course in the state network of Rio de Janeiro: the minimum curriculum and its implications for teacher education
Autor: Fernandes, Flavia da Conceição Ramos 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Segundo membro da banca: Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun
Terceiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: A presente pesquisa busca analisar o Currículo Mínimo do Curso Normal adotado pela rede estadual do Rio de Janeiro e as bases políticas e epistemológicas presentes no processo que subsidia a proposta. Para tal, buscamos apresentar o processo que se caracteriza como centralização curricular para o referido curso, assim como sua concretização por meio do Currículo Mínimo, analisando as implicações da ênfase gerencialista nas políticas educacionais em curso nesta rede de ensino. Compreendemos que a produção das políticas curriculares traz consigo a disputa de diferentes projetos de formação e de sociedade, entretanto, os sujeitos que dialogam com o currículo proposto irão imprimir a materialidade e o sentido deste documento, ressignificando-o no contexto de sua prática. Assim, com o intuito de pensarmos o processo de implementação sob os olhares dos atores sociais que consubstanciam este documento, temos como campo o Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha, instituição de ensino que há trinta e dois anos forma docentes no município de Itaboraí, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Apresentamos neste estudo, como se constituiu esta modalidade de ensino no país até a atualidade. Para tal, apoiamo-nos em Tanuri (2000) e Saviani (2009); Evangelista (2015) e Shiroma (2007) e Hypolito (2015) nos auxiliaram na discussão acerca dos impactos das lógicas gerenciais no campo das políticas de formação docente, assim como nas políticas curriculares. Lopes e Macedo (2011) nos possibilitaram a refletirmos sobre teorias curriculares e currículo; Freitas (2014, 2012) e Silva (2009) no que concerne ao entendimento do termo qualidade nos discursos das políticas públicas educacionais em curso no país. Destacamos, ainda, como referencial teórico para análise das políticas curriculares, a abordagem do ciclo de políticas de Ball, a partir da análise de Mainardes (2006). Nesse sentido, ao longo de nossa caminhada investigativa, pudemos apreender que o Curso Normal ainda permanece sendo um importante lócus de formação, visto que grande quantitativo de professores atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental possui esta formação inicial.
Abstract: The present research seeks to analyze the Minimum Curriculum of the Normal Course adopted by the state network of Rio de Janeiro and the political and epistemological bases present in the process that subsidizes the proposal. To do this, we seek to present the process that is characterized as a curricular centralization for this course, as well as its implementation through the Minimum Curriculum, analyzing the implications of the managerial emphasis on the educational policies in course in this network of education. We understand that the production of curricular policies brings with it the challenge of different training projects and society, however, the subjects who dialogue with the proposed curriculum will print the materiality and the meaning of this document, re-signifying it in the context of its practice. Thus, with the intention of thinking about the implementation process under the eyes of the social actors that embody this document, we have as field the State College Hilka de Araújo Peçanha, an educational institution that for thirty two years has been teaching in the municipality of Itaboraí, region metropolitan area of the state of Rio de Janeiro. We present in this study, how this type of education was constituted in the country up to the present time. To that end, we rely on Tanuri (2000) and Saviani (2009); Evangelista (2015) and Shiroma (2007) and Hypolito (2015) helped us in the discussion about the impacts of managerial logics in the field of teacher education policies, as well as in curricular policies. Lopes and Macedo (2011) enabled us to reflect on curricular theories and curriculum; Freitas (2014, 2012) and Silva (2009) regarding the understanding of the term "quality" in the discourses of educational public policies in progress in the country. We also highlight Ball's policy cycle approach as a theoretical framework for curricular policy analysis, based on the analysis of Mainardes (2006). In this sense, throughout our research, we could see that the Normal Course still remains an important locus of formation, since a large number of teachers working in Early Childhood Education and in the initial years of Elementary School have this initial formation.
Palavras-chave: Minimum curriculum
Normal Course
Teacher training
Curricular policies
Currículo mínimo
Curso Normal
Formação de professores
Políticas curriculares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FERNANDES, Flavia da Conceição Ramos. Políticas curriculares para o curso Normal na rede estadual do Rio de Janeiro: o currículo mínimo e suas implicações para a formação docente. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9887
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Flavia Fernandes.pdf1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.