Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9890
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação continuada e a dimensão formativa do cotidiano: narrativas de encontros entre professoras e crianças na Educação Infantil em Itaboraí
Título(s) alternativo(s): Continuing education and the formative dimension of daily life: narratives of encounters between teachers and children in Early Childhood Education in Itaboraí
Autor: Motta, Thais da Costa 
Primeiro orientador: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Primeiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Segundo membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Terceiro membro da banca: Prado, Guilherme do Val Toledo
Quarto membro da banca: Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
Resumo: Esta pesquisaformação é tecida em uma relação dialógica entre um aporte teóricometodológico de base (auto)biográfica e os estudos nos/dos/com os cotidianos, tendo como tripé, a articulação entre três campos: as concepções de infância, as práticas pedagógicas com crianças pequenas e a formação docente. A justificativa está intimamente imbricada à minha história, como professora da Educação Infantil e por todas as experiências de vida e formação, ligadas às infâncias, forjando em mim, as seguintes inquietações: que contribuições as diferentes perspectivas da formação continuada trazem para a formação das professoras das pequenas infâncias, sejam elas instituídas, oferecidas pelas Secretarias de Educação e/ou Universidades e, ainda, as instituintes, produzidas nas relações, no cotidiano dos espaços de Educação Infantil? Que reflexões as professoras fazem ao narrarem, por escrito, as experiências vividas no cotidiano com as crianças? Que contribuições a formação continuada vivida no cotidiano com as crianças pode favorecer às praticaspolíticas mais dialógicas na Educação Infantil? No caminho, por compreender tais questões, encontrei nas narrativas pedagógicas, um modo outro de refletir sobre o saberfazer docente e os saberes das crianças, ao estabelecer diálogos com Antônio Nóvoa, Gaston Pineau, Marie-Christine Josso, Jacques Rancière, Maria Conceição Passeggi, Inês Bragança e Guilherme Prado. As narrativas escritas, como possibilidade de aprender sobre o saber da experiência e a práxis, ao relacionar uma epistemologia da escuta a uma epistemologia da prática uma pedagogia da participação. Para tal, tenho Walter Benjamin, Michael de Certeau, Jorge Larrosa e Mikhail Bakhtin, Paul Ricoeur e Júlia Oliveira-Formosinho, como autores que me auxiliam a pensar a docência, como um processo de criação e ato responsável. Tudo isso em diálogo com os estudos sociais das infâncias, trazidos por Sônia Kramer, Walter Kohan, Chris Jenks e Giorgio Agamben. Como metodologia investigativa, desenvolveu-se o Curso de Extensão Das Artes de Fazer às Artes de Dizer na Educação Infantil , no segundo semestre de 2017, em Itaboraí, propondo-se a escrita das narrativas docentes nos diários de itinerância. Desse modo, objetivo perceber os sentidos da formação, por meio de um diálogo compreensivo com as narrativas das professoras em conversas com as crianças. Narrativas, que contam sobre as concepções, as quais fundamentam as práticas pedagógicas com os pequenos, versando sobre as experiências e a formação. Assim, apoio-me estudos de Bakhtin e Ricoeur para buscar, na compreensão hermenêutica, as lições das experiências para mim e para elas em cada uma das narrativas escolhidas, pelas próprias professoras, como, especialmente, formadora. Diálogos sobre diálogos. Evidenciam uma ciência da prática por meio da metarreflexão sobre as experiências formadoras. Reafirma a criança e seus saberes como mobilizadores da formação docente e conclama a continuidade na luta por políticas públicas de valorização das/os professoras/es e do direito das crianças.
Abstract: This research is based on a dialogical relationship between a theoretical (auto) biographical and theoretical / theoretical / theoretical and theoretical study of the everyday / social studies, with three articulations: conceptions of childhood, pedagogical practices with young children and teacher training. The justification is closely related to my history as a teacher of Early Childhood Education and for all the experiences of life and formation linked to childhood, forging in me the following concerns: what contributions the different perspectives of continuing education bring to the formation of teachers of small childhoods, whether they are instituted, offered by the Secretariats of Education and / or Universities, and also, the instituting ones, produced in the relations, in the daily life of the spaces of Infantile Education? What reflections do the teachers do when they narrate, in writing, the experiences they experience in daily life with children? What contributions can the ongoing formation experienced in the daily life with children favor the most dialogic political practices in Early Childhood Education? In the way of understanding such questions, I found in the pedagogical narratives another way of reflecting on the teaching and learning of children, by establishing dialogues with Antonio Nóvoa, Gaston Pineau, Marie-Christine Josso, Jacques Rancière, Maria Conceição Passeggi, Inês Bragança and Guilherme Prado. The written narratives as a possibility to learn about the knowledge of experience and praxis in relating an epistemology of listening to an epistemology of practice - a pedagogy of participation. For that purpose, I have Walter Benjamin, Michael de Certeau, Jorge Larrosa and Mikhail Bakhtin, Paul Ricoeur and Júlia Oliveira-Formosinho, as authors who helped me to think of teaching as a process of creation and responsible act. All this in dialogue with the social studies of the childhoods brought by Sônia Kramer, Walter Kohan, Chris Jenks and Giorgio Agamben. As an investigative methodology, the Extension Course "From Arts to Doing Arts to Children's Education", in the second half of 2017, in Itaboraí, proposing the writing of educational narratives in roaming diaries. In this way, the objective is to perceive the meanings of the formation through a comprehensive dialogue with the narratives of the teachers in conversations with the children. Narratives, that tell of the conceptions that base the pedagogical practices with the small ones, that versando to the experiences and the formation. Thus, I support studies by Bakhtin and Ricoeur to seek, in hermeneutic understanding, the lessons of the experiences - for me and for them - in each of the chosen narratives, by the teachers themselves, as a special teacher. Dialogues about dialogues. They evidence a science of practice through meta-reflexion about formative experiences. It reaffirms the child and his knowledge as mobilizers of teacher education and calls for continuity in the struggle for public policies of appreciation of teachers and children's rights.
Palavras-chave: Research-training
Childhood
Pedagogical practices
Teacher training policy
Pesquisa-formação
Infâncias
Práticas pedagógicas
Política de formação docente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MOTTA, Thais da Costa. A formação continuada e a dimensão formativa do cotidiano: narrativas de encontros entre professoras e crianças na Educação Infantil em Itaboraí. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9890
Data de defesa: 24-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Thais Motta.pdf2,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.