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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9892
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cartas a Paulo Freire: narrativas de uma professora iniciante |
Título(s) alternativo(s): | Letters to Paulo Freire: narratives of a beginner teacher |
Autor: | Furtado, Daniele Barros Vargas ![]() |
Primeiro orientador: | Fontoura, Helena Amaral da |
Primeiro membro da banca: | Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun |
Segundo membro da banca: | Leite, Vania Finholdt Angelo |
Terceiro membro da banca: | Alves, Bruna Molisani Ferreira |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo compreender os saberes e as práticas cotidianas que ocorrem no contexto da organização pedagógica narrados por uma professora iniciante de uma escola pública de São Gonçalo. Busco discutir temas da prática educativa que instigam a refletir como docente pesquisadora e apreender sentidos das situações do contexto escolar que contribuam para a qualidade da ação docente. Escolhi como estratégia de registro das minhas narrativas o uso de escrita de cartas. Encontrei em Paulo Freire a inspiração para escrevê-las. As narrativas escritas contam um pouco das angústias e das possibilidades da ação docente vividos no contexto escolar, no encontro cotidiano com os demais sujeitos da escola. Ao realizar a escrita do memorial de formação, busquei compreender os saberes produzidos no decorrer da minha formação em Pedagogia e narrar as contribuições para minha aprendizagem. Trato dos caminhos da pesquisa em que trago a narrativa como metodologia, apontando como cheguei a esta escolha. Em seguida trago as cartas e as análises realizadas. Como recurso de análise me apoio na proposta de análise por tematização. Investigar a própria prática docente como professora iniciante é um modo de reconhecer e de valorizar os conhecimentos e saberes produzidos pelos educadores nos seus contextos da ação docente. Por meio das leituras realizadas percebi que muitos problemas e situações vivenciadas por Freire e relatadas em suas cartas vão ao encontro das situações relatadas nas cartas escritas por mim, professora iniciante, sobre o cotidiano na escola pública. Desse modo, a pesquisa vem apresentar, de forma analítica, situações do cotidiano escolar, da relevância do registro escrito, da reflexão e da análise da própria prática educativa, principalmente relacionada a professores iniciantes. |
Abstract: | This dissertation aims to understand the knowledge and everyday practices that occur in the context of the pedagogical organization narrated by a beginner teacher from a public school in São Gonçalo. Seek to discuss themes of educational practice that instigate to reflect as a researcher teacher and apprehend meanings of situations in the school context that contribute to the quality of the teaching action.I chose as a strategy to record my narratives the use of letter writing. I found in Paulo Freire the inspiration to write them. The written narratives tell a little of the anxieties and possibilities of the teaching action experienced in the school context, in the daily meeting with the other subjects of the school.In writing the formation Memorial, I sought to understand the knowledge produced during my education in pedagogy and to narrate the contributions to my learning. I deal with the research paths in which I bring the narrative as a methodology, pointing out how I came to this choice.Next I bring the letters and the analyses performed. As a resource of analysis I support the proposal of analysis by thematization. Investigating the teaching practice itself as a beginner teacher is a way of recognizing and valuing the knowledge produced by educators in their contexts of teacher action.Through the readings,I realized that many problems and situations experienced by Freire and reported in his letters meet the situations reported in the letters written by me, beginner teacher, about everyday life in public school. Thus, the research comes to present, in an analytical way, situations of the school routine, the relevance of the written record, the reflection and the analysis of the educational practice itself, mainly related to beginning teachers. |
Palavras-chave: | Beginner teacher Narratives Letters Paulo Freire Educational practices Professora Iniciante. Narrativas. Cartas. Paulo Freire. Práticas educativas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | FURTADO, Daniele Barros Vargas. Cartas a Paulo Freire: narrativas de uma professora iniciante. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9892 |
Data de defesa: | 23-Jan-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Dissertacao Daniele Furtado.pdf | 572,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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