Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9893
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre cartas e conversações: uma experiência literária nos encontros com sujeitos com cegueira
Título(s) alternativo(s): Entre cartas y conversaciones: una experiencia literaria en los encuentros con niños con ceguera
Autor: Silva, Daiana Pilar Andrade de Freitas 
Primeiro orientador: Ribetto, Anelice Astrid
Primeiro membro da banca: Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
Segundo membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Resumo: As questões que se contornam neste estudo se movimentam pelo desejo de narrar a experiência entre nós, uma professora em formação e crianças com cegueira, quando nos encontramos para ouvir, contar, sentir e produzir histórias. Trata-se de um exercício cartográfico, em que a escrita da experiência foi ganhando forma ensaística. Nesse movimento pesquisa e escrita não se separam, portanto uma pesquisaescrita. Ao longo do texto algumas pistas se enunciaram possibilitando pensar nos espaços e tempos em que os encontros acontecem, na cegueira, nos efeitos dos encontros, na amizade, no próprio processo do pesquisarescrever, buscando problematizar as formas como as políticas dominantes impõem determinados modos de escrever, de ser e estar no mundo e excluem outros. Assim, a forma do texto é composta em cartas a uma amiga e conversações. As cartas a uma amiga, além de expressar aquilo que se faz no cotidiano, expressam também, o modo ensaístico e artesanal de composição do trabalho, se tratando de um papel produzido pelos restos e sobras do ritual de contar histórias na escola e de escrever na universidade que, ao serem recuperados se transformam em um papel outro, em que são escritas as cartas que compõem o texto. As conversações enunciam o exercício de problematizar as experiências expressadas nas cartas a uma amiga. Este investimento, na forma da composição do trabalho, constitui uma expressão política, ética e estética do que se deseja forjar a partir desta pesquisaescrita: um ensaio que busca potencializar aos saberes não ditos, aqueles que não produzem verdades, talvez, efeitos e que se produzem no encontro entre uma professora em formação e crianças com cegueira.
Abstract: Las cuestiones que se rodean en este estudio se mueven por el deseo de narrar la experiencia entre nosotros, una profesora en formación y niños con ceguera, cuando nos encontramos para oír, contar, sentir y producir historias. Se trata de un ejercicio cartográfico, en el que la escritura de la experiencia fue ganando forma ensayística. En ese movimiento investigación y escritura no se separan, por lo tanto una investigaciónescritura. A lo largo del texto algunas pistas se enunciaron posibilitando pensar en los espacios y tiempos en que los encuentros ocurren, en la ceguera, en los efectos de los encuentros, en la amistad, en el propio proceso de la investigaciónescritura, buscando problematizar las formas como las políticas dominantes imponen determinados modos de escribir , de ser y estar en el mundo y excluye a otros. Así, la forma del texto se compone de cartas a una amiga y conversaciones. Las cartas a una amiga, además de expresar lo que se hace en el cotidiano, expresan también, el modo ensayístico y artesanal de composición del trabajo, tratándose de un papel producido por los restos, restos del ritual de contar historias en la escuela y de escribir en la universidad que, al ser recuperados se transforman en un papel otro, en el que se escriben las cartas que componen el texto. Las conversaciones enuncian el ejercicio de problematizar las experiencias expresadas en las cartas a una amiga. Esta invensión, en la forma de la composición del trabajo, constituye una expresión política, ética y estética de lo que se desea forjar a partir de esta investigaciónescritura: un ensayo que busca potenciar a los saberes no dichos, aquellos que no producen verdades, tal vez, efectos y que se que producen en el encuentro entre una profesora en formación y niños con ceguera.
Palavras-chave: Ceguera
La educación
Cartas
Investigaciónescritura
Cartografía
Cegueira
Educação
Cartas
Pesquisa escrita
Cartografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Daiana Pilar Andrade de Freitas. Entre cartas e conversações: uma experiência literária nos encontros com sujeitos com cegueira. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9893
Data de defesa: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Daiana Pilar .pdf2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.