Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9894
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Protagonismo bilíngue: uma experiência, duas línguas, vários sujeitos e a escola |
Título(s) alternativo(s): | Bilingual protagonism: an experience, two languages, several subjects and the school |
Autor: | Souza, Robson de |
Primeiro orientador: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Segundo membro da banca: | Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches |
Resumo: | Esta pesquisa nasce da dualidade ouvinte X surdo na ótica do seio familiar e toma contornos mais definidos quando há a junção entre a vida, o trabalho e o estudo de um pai ouvinte e seu filho surdo direcionando-os para a experiência bilíngue Libras/língua portuguesa. Ressalta-se que estar diante da possibilidade da experiência bilíngue não é apenas para surdos, mas para ouvintes é facultativa, uma vez que podem optar por aprender ou não aprender Libras. Já a escolha dos surdos é condicionada a dois fatores: por serem surdos, e por isso não poderem ser visto fora da condição bilíngue, e pela escolha dos responsáveis por Libras ou por oralização, nesta segunda opção se anula a possibilidade de experiência bilíngue com base em um discurso ainda focado no equivoco provocado pela medicalização da surdez, historicamente constituída como marca da deficiência e não da diferença. Apresenta-se um pouco da singularidade da experiência bilíngue e as contribuições históricas que envolveram e envolvem os sujeitos na relação com as línguas sinalizadas e as línguas orais e o preconceito atribuído à Libras. Em meio a este cenário, esta dissertação pensa a experiência de educação bilíngue Libras/língua portuguesa no Município de Niterói e a busca por formas mais éticas e estéticas de produção de material didático para alunos surdos, priorizando a Libras como língua de instrução , com os quais se propicie acesso e garantia de direitos aos alunos surdos. Para tanto, o trabalho se divide em três momentos: diante da possibilidade de uma experiência bilíngue libras/língua portuguesa , a experiência com educação de surdos no município de Niterói e acessibilidade e garantia de direitos por meio de recursos tecnológicos alternativos . São intercessores desta pesquisa, além do material de campo, Maura Corsine Lopes, Jorge de Larossa, Jacques Rancière, Solange Rocha, Ronice Muller de Quadros e outros autores que pensam a surdez como diferença. Com eles foi possível experiência e contar o que me passou, me formou e me transformou nessa trajetória de sinalizante que reconhece o não saber como caminho e, junto com outros sinalizantes, surdos e ouvintes lutar pelo Protagonismo Bilíngue assumindo o desafio de oferecer a versão sinalizada desta dissertação. |
Abstract: | This research is born from the deaf listener duality in the optics of the family and takes more definite contours when there is the junction between the life, the work and the study of a listener father and his deaf son directing them to the bilingual experience Libras / Portuguese language . It is emphasized that being in the presence of the possibility of bilingual experience is not only for the deaf but of the listeners is optional, since they can choose to learn or not to learn Libras. On the other hand, the choice of the deaf is conditioned by two factors: because they are deaf, and therefore can not be seen outside the bilingual condition, and by the choice of those responsible for Libras or by oralization, in this second option the possibility of bilingual experience based in a speech still focused on the mistake caused by the medicalization of deafness, historically constituted as a mark of disability and not difference. It presents some of the uniqueness of bilingual experience and the historical contributions that have involved and involve the subjects in relation to the signalized languages and oral languages and the prejudice attributed to Libras. In the midst of this scenario, this dissertation considers the experience of bilingual education in the city of Niterói and the search for more ethical and aesthetic forms of teaching material for deaf students, prioritizing Libras as a language of instruction, with the access to and guarantee of rights for deaf students. To do so, the work is divided into three moments: "the possibility of a bilingual experience - Libras / Portuguese language", "the experience with education of the deaf in the city of Niterói" and "accessibility and guarantee of rights through technological resources alternative ". They are intercessors of this research, besides the field material, Maura Corsine Lopes, Jorge de Larossa, Jacques Rancière, Solange Rocha, Ronice Muller de Quadros and other authors who think of deafness as difference. With them it was possible to experience and tell what happened to me, formed me and transformed me into this trajectory of signaling that recognizes not knowing as a way and, along with other signposts, deaf and listeners fight for the Bilingual Protagonism assuming the challenge of offering the signaled version this dissertation. |
Palavras-chave: | Bilingual protagonism experience flare gun Protagonismo bilíngue Experiência Sinalizantes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SOUZA, Robson de. Protagonismo bilíngue: uma experiência, duas línguas, vários sujeitos e a escola. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9894 |
Data de defesa: | 4-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Robson Souza.pdf | 8,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.