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Tipo do documento: Dissertação
Título: Infâncias que (se) falam: memórias de infâncias de moradores do Morro do Alemão e a luta pelo direito à educação
Título(s) alternativo(s): Childhoods that talk to each other: childhoods memories of residents of Morro do Alemão and the fight for the right to education
Autor: Silva, Keila Maria de Araujo 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Sampaio, Carmem Sanches
Segundo membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Resumo: A presente pesquisa buscou problematizar a importância das experiências e lembranças de infâncias de antigos moradores da favela do Morro do Alemão Rio de Janeiro, uma área que sofre com a violência num cenário que se repete há décadas, sem os devidos investimentos do poder público. Passado mais de um século desde o surgimento da primeira favela na cidade do Rio de Janeiro percebe-se ainda o resquício da invisibilidade que a tem ferido profundamente, deixando marcas por esse abandono em seus moradores. Parece-me que ainda não há um reconhecimento socioespacial da favela no cenário político e urbanístico da cidade do Rio de Janeiro. As memórias de infância(s), histórias de outro espaço-tempo podem fornecer instrumentos que levem as crianças dessa favela a imaginarem o passado e colorirem o presente e o futuro em suas experiências. A memória é um elemento constituinte da identidade pessoal e coletiva. Neste sentido, a presente investigação teve como foco, a história oral de alguns moradores que viveram suas infâncias no Morro do Alemão, a educação popular, os processos formativos a partir dessas narrativas e as relações intergeracionais envolvidas nesse processo. Assim, por meio de uma pesquisa de campo fundamentada em entrevistas orais, procurei conhecer pistas e possibilidades epistemológicas para pensar a infância, a educação infantil e o direito à educação nesta favela. Busquei referencial teórico, sobretudo em Conceição Evaristo, Ecléa Bosi, José de Souza Martins, Maria Tereza Goudard Tavares, Michael Pollak, Paulo de Salles Oliveira, Paulo Freire, Pierre Nora e Victor Valla que apontaram caminhos para a pesquisa prosseguir e ser desenhada, sendo esses os passos para tratar das memórias de infância(s) do Morro do Alemão.
Abstract: The present research sought to discuss the importance of experiences and childhood memories of former residents of the slum of Morro do Alemão-Rio de Janeiro, an area that suffers from violence in a scenario that has been repeated for decades, without the proper care of power Public. More than a century since the emergence of the first slum in the city of Rio de Janeiro, it is still perceived the remnants of invisibility that has deeply wounded it, leaving marks for this abandonment in its residentes. It seems to me that there is still no socio-spatial recognition of the slum in the political and urban setting of the city of Rio de Janeiro. Childhoods memories, stories of another space-time can provide tools that lead the children of this slum to imagine the past and colour the present and the future in their experiences. Memory is a constituent element of personal and collective identity. In this sense, the present research focused on the oral history of some residents who lived their childhoods in Morro do Alemão, popular education, the formative processes based on these narratives and the intergenerational relations involved in this process. Thus, through a field research based on oral interviews I sought to know epistemological tracks and possibilities to think about childhood, child education and the right to education in this slum. I searched for theoretical referential, especially in Conceição Evaristo, Ecléa Bosi, José de Souza Martins, Maria Tereza Goudard Tavares, Michael Pollak, Paulo de Salles Oliveira, Paulo Freire, Pierre Nora e Victor Valla who pointed out ways for the research to proceed and be drawn, these were the steps to deal the childhoods memories of the Morro do Alemão.
Palavras-chave: Childhoods memories
Childhood stories of the popular classes
Morro do Alemão
Popular education
Intergenerational meetings
Memórias de infância
Histórias de infância(s) das camadas populares
Morro do Alemão
Educação popular
Encontros intergeracionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Keila Maria de Araujo. Infâncias que (se) falam: memórias de infâncias de moradores do Morro do Alemão e a luta pelo direito à educação. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9895
Data de defesa: 18-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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