Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9896
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de alfabetização no Colégio Pedro II através das narrativas de professoras
Autor: Cavalcante, Rejane Mendes Duran Dirques 
Primeiro orientador: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Primeiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Terceiro membro da banca: Azevedo, Joanir Gomes de
Resumo: Esta pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivos compreender os processos de alfabetização no Colégio Pedro II a partir da narrativa de sete professoras e identificar, em cada narrativa o contexto macro e micro da alfabetização dentro dessa instituição, tendo como principal instrumento metodológico a narrativa docente. Para tanto, procurei problematizar a seguinte questão: o que sete professoras narram sobre o processo de alfabetização no Colégio Pedro II? Reconhecendo a relevância do cotidiano escolar como espaçotempo de formação e de construção de conhecimento, pesquisar sobre alfabetização ainda é pertinente, já que são muitas as crianças que entram e saem da escola ainda sem dominar a função social da leitura e da escrita. Compreender como foi o processo de um colégio que alfabetiza há vinte e oito anos é uma das oportunidades de perceber como as questões macro sobre alfabetização foram vivenciadas em contextos particulares e a possibilidade de deixar registrada uma parte da história do Colégio Pedro II. As professoras que narram essa história fazem parte do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Unidade Escolar São Cristovão I. O processo de alfabetização que ocorreu/ocorre no Pedro II teve muito do que foi vivido nas escolas de outras esferas (Municipal e Estadual), já que algumas das professoras entrevistadas, que chegaram ao lustro de fundação, traziam suas experiências e saberes de outras redes de ensino. Dessa forma, assessorias pedagógicas, tensões, estudos e discussões em torno da teoria de Emilia Ferreiro, divergências na compreensão do termo letramento, encontro com a perspectiva discursiva de alfabetização, angústias com a retenção e avaliação e mobilização para pensar uma melhor forma de alfabetizar as crianças são reflexo do encruzamento de situações que aconteceram/acontecem no Colégio Pedro II e em tantos outros cotidianos escolares.
Abstract: Esta investigación cualitativa tatá de comprender los procesos de alfabetización en el Colegio Pedro II de La narración de siete maestros e identificar cada uno de narrativa em el contexto de La macro y micro niveles de alfabetización dentro de esa intituición. Con la principal herramienta metodológica la enseñanza de la narrativa. Por eso, trate de discutir la siguinte pregunta:¿Qué siete profesores dicen sobre el proceso de alfabetización em el Colegio Pedro II?Reconociendo la importância de la escuela cómo el espacio-tiempo de la formacion y la construción del conociemento, la investigación sobre la alfabetización sigue siendo relevante, ya que hay muchos niños que entran y salen de la escuela sin dominar incluso la función social de la lectura y la escritura. La comprensión de cómo el proceso fue um colégio que la alfabetización de veintiocho años es uma oportunidad de ver cómo lãs cuestiones macro se experimento la alfabetización em contextos particulares y también la posibilidad que dejar uma parte grabada de la historia del Colegio Pedro II. Los profesores que cuentan esta historia son parte de la primeira serie del Ensino Fundamentale em la Unidad Escuela San Cristóbal I. El proceso de alfabetización que ocurrió/ocurre em Pedro II, había vivido gran parte de lo que lãs escuelas em outras esferas (Ciudad y Estado), ya que algunos de los profesores entrevistados, que llegaron a disimular fundación, aportaron sus experiências y conocimientos de otros lãs redes de educación. Por lo tanto, asesoría educativa, el estrés, los estúdios y discusiones sobre la teoria de Emilia Ferreiro, lãs diferencias en la comprensión del término el enfoque discursivo de al alfabetización, letramento, problemascon la retención y evaluación y la movilización de pensar uma mejor forma de enseñanza los niños son reflejo de encruzamento de lãs situaciones que sucedieron/que sucede em el Colegio Pedro II y muchos otros escuelas todos los dias.
Palavras-chave: Narrativa
Alfabetización
Colegio Pedro II
Narrativas
Alfabetização
Colégio Pedro II
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: CAVALCANTE, Rejane Mendes Duran Dirques. Processos de alfabetização no Colégio Pedro II através das narrativas de professoras. 2012. 211 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9896
Data de defesa: 4-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rejane Mendes D D Cavalcante.pdf1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.