Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9897
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas lúdicas educativas com o cotidiano da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise em São Gonçalo
Título(s) alternativo(s): Educational playful practices with the daily life of the Escola Municipal Pastor Ricardo Parise in São Gonçalo
Autor: Bispo, Joana Nély Marques 
Primeiro orientador: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Primeiro membro da banca: Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira
Segundo membro da banca: Carreiro, Heloisa Josiele Santos
Terceiro membro da banca: Fontoura, Helena Amaral da
Resumo: Esta dissertação se insere nos estudos da linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Mestrado em Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O presente estudo se debruça no universo lúdico infantil associando como ato de ensinaraprender, identificando os seus desdobramentos por meio da participação de alunos/as do 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano de escolaridade) da instituição pesquisada, assim com as professorasparceiras e a funcionária mais antiga, Renatinha. O lócus da pesquisa foi o município de São Gonçalo, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, tomando por referência os sujeitos/praticantes do cotidiano da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise no bairro do Jockey. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende ressaltar a importância do lúdico no processo ensinoaprendizado de alunos/as do 1º ciclo do Ensino Fundamental, relacionando com a questão de gênero e a formação das professorasparceiras da pesquisa. Assumimos uma abordagem de análises de narrativas e imagens fundamentada na pesquisa nos/dos/com os cotidianos a partir de leituras de Alves (2002, 2008a, 2008b e 2015). As práticas lúdicas educativas realizadas no campo de pesquisa são destaques no contexto escolar.
Abstract: This dissertation is included in the studies of the research line Teacher Training, History, Memory and Educational Practices of the Masters in Education of the Faculty of Teacher Training of the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). The present study focuses on the children's play universe, associating with the act of teaching to learn, identifying their unfolding through the participation of students from the 1st cycle of Elementary School (1st to 3rd year of schooling) of the institution researched, as well as the oldest employee Renatinha. The locus of the research was the municipality of São Gonçalo, located in the metropolitan area of Rio de Janeiro, taking as reference the subjects/ practitioners of the daily Pastor Ricardo Parise Municipal School in the Jockey neighborhood. It is a qualitative research that intends to emphasize the importance of the ludic in the learning process learning of students of the first cycle of the Elementary School, relating with the question of gender and the formation of the professorasparceiras of the research. We take a narrative and image analysis approach based on the research on the daily ones, based on Alves's reading (2002, 2008a, 2008b and 2015). The playful educational practices carried out in the field of research are highlights in the school context.
Palavras-chave: Playfulness
Gender
Fundamental Education
Ludicidade
Gênero
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: BISPO, Joana Nély Marques. Práticas lúdicas educativas com o cotidiano da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise em São Gonçalo. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9897
Data de defesa: 20-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Joana Nely Bispo.pdf5,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.