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Tipo do documento: Dissertação
Título: A docência universitária como estratégia de ascensão: um estudo com a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): University teaching as a strategy for social mobility: A study with Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Autor: Pina, Ricardo Miguel da Conceição 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Silva, Waldeck Carneiro da
Segundo membro da banca: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Terceiro membro da banca: Nhary, Tania Marta Costa
Resumo: A universidade é uma instituição social historicamente integrada em relações de poder cujas variadas mutações temporais se perpetuam até a atualidade. O professor universitário é uma figura central na articulação dessas relações, detentor do poder-saber, da autoridade da pesquisa científica e tutor das fileiras acadêmicas desde a sua existência. Nessa configuração, o processo de formação desse professor se estabeleceu tradicionalmente no princípio do domínio dos conteúdos cognitivos e aprimoramento científico, com descaso pela preparação pedagógico-didática. Porém, as últimas décadas têm demonstrado a mutabilidade quase orgânica do poder e suas manifestações, desvelando uma nova ordem mundial que transmutou as estruturas sociais, nelas se incluindo a universidade pública. Para Boaventura da Sousa Santos, a universidade enfrenta hoje três crises fundamentais que ameaçam ou já efetivaram a perda/redução da sua hegemonia, legitimidade e institucionalidade, em favor de uma conjuntura econômico-política global(izada) e dirigida acima de tudo pela mão livre do mercado. O professor universitário surge novamente no epicentro dessa transformação, sendo necessário levantar questões sobre o seu lugar na universidade tentando compreendê-lo no âmbito das relações de poder, especificamente sobre a docência universitária como forma de ascensão em um contexto atual de crise na universidade. Utilizando uma abordagem crítico-dialética, a pesquisa deste estudo exploratório teve como objeto os professores da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), para os quais foram construídos e aplicados um questionário e uma pesquisa via correio eletrônico especificamente dirigidos à problemática desta investigação: a docência universitária como estratégia de ascensão na universidade moderna. A praxiologia de Pierre Bourdieu, além de representar a grande inspiração para este trabalho, forneceu o embasamento teórico necessário e o referencial hermenêutico necessário à interpretação das produções. No final, elaboraram-se conclusões sobre o impacto sentido das políticas neoliberais no trabalho docente e na própria gestão da universidade, o reconhecimento de processos de ascensão ao longo das suas trajetórias de vida, e a importância, para efeito de análise, de tomar em consideração as características particulares da instituição a que se pertence, especificamente o seu lugar objetivo na hierarquia específica das faculdades.
Abstract: The university is a social institution historically embedded in relations of power which have varied temporal mutations that perpetuate until the present. The professor is a central figure in the articulation of these relationships, the holder of knowledge-power, the master of scientific research and tutor of the academic ranks since its existence. In this configuration, the process of teacher education for professors was set traditionally in the field of cognitive contents and scientific improvement, with disregard for pedagogical-didactic preparation. However, the last decades have shown the near-organic mutability of power and its manifestations, unveiling a new world order that transmuted social structures, including public universities. According to Boaventura da Sousa Santos, the university now faces three fundamental crises that threaten - or have already accomplished - loss and/or reduction of its hegemony, legitimacy and institutionalism, in favor of a globalized economic-policy conjuncture and driven above all by the free hand of the market. The professor rises again at the epicenter of this transformation, making it necessary to raise questions about his/her place in the university and trying to understand it in the relations of power, specifically on university teaching as a way to social mobility in the current context of crisis in the university. Using a critical-dialectical approach, the research of this exploratory study was aimed to the professors of the Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP / UERJ), for which were specifically designed and applied a questionnaire and a survey via e-mail to address the issue of this research: the university teaching as social mobility strategy in the modern university. CThe praxiology of Pierre Bourdieu, apart from representing the great inspiration for this work, provided the theoretical background and necessary hermeneutic referential for the interpretation of the productions. In the end, conclusions were drawn on the impact of neoliberal policies towards the teaching and university management, on the recognition of social mobility processes throughout the teachers lifes, and the importance, for analysis purposes, of taking into account the particular characteristics of the institution to which they belong, specifically its objective rank in the specific hierarchy of colleges.
Palavras-chave: University teaching
University
Social mobility
Docência universitária
Universidade
Ascensão econômica e social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PINA, Ricardo Miguel da Conceição. A docência universitária como estratégia de ascensão: um estudo com a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9898
Data de defesa: 22-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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