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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9899
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação de professores e Educação Especial: uma implicação narrada por pedagogos egressos da FFP-UERJ |
Título(s) alternativo(s): | Formación de profesores y educación especial: una implicación narrada por pedagogos egresados de la FFP-UERJ |
Autor: | Baptista, Gilcelia Coelho da Silva |
Primeiro orientador: | Ribetto, Anelice Astrid |
Primeiro membro da banca: | Bragança, Inês Ferreira de Souza |
Segundo membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Terceiro membro da banca: | Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
Resumo: | A formação de professores para atuar no Campo da Educação Especial é um tema discutido com grande interesse no meio acadêmico. Muitas vertentes filosóficas e epistemológicas existem e coexistem nessa área. Nesse texto abordo essa formação como experiência, no sentido que Larrosa (2009) dá ao termo: Aquilo que nos toca, nos move, nos atravessa. As políticas públicas do campo são apresentadas para dar embasamento jurídico ao fazer profissional inerente à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, mas também como parte da reflexão sobre a construção histórica e social do campo. A cartografia me ajudou a compor esse trabalho, dando contorno nos caminhos metodológicos, guiando por estradas sem começo ou fim, como podemos dizer: nos meios, nos entres da vida. O Curso de extensão Professores formados na FFP: entre políticas práticas e poéticas e as três professoras colaboradoras da pesquisa nos ajudam a refletir sobre o ser e estar professora de alunos com deficiência, tendo como norteadores a experiência, o afeto, a busca por formação na área. Esse texto é uma tentativa de expandir à outros espaços formativos no Campo da Educação Especial. Uma outra possibilidade de reflexão sobre o tema, acompanhada por autores do campo da Educação mas também da poesia. |
Abstract: | La formación de profesores para actuar en el Campo de la Educación Especial es un tema discutido con gran interés en el medio académico. Muchas vertientes filosóficas y epistemológicas existen y coexisten en esta área. En este texto abordo esta formación como experiencia, en el sentido que Larrosa (2009) da al término: Lo que nos toca, nos mueve, nos atraviesa. Las políticas públicas del campo son presentadas para dar fundamento jurídico al hacer profesional inherente a la garantía de los derechos de las personas con discapacidad, pero también como parte de la reflexión sobre la construcción histórica y social del campo de estudios. La cartografía, me ayudó a componer ese trabajo, dando contorno en los caminos metodológicos, guiando por caminos sin comienzo o fin, como podemos decir: en los medios, dentro de la vida. El curso de extensión "Profesores formados en la FFP: entre políticas prácticas y poéticas" y las tres profesoras colaboradoras de la investigación nos ayudan a reflexionar sobre el ser y estar profesora de alumnos con discapacidad, teniendo como orientadores la experiencia, el afecto, la búsqueda por Formación en el área. Este texto es un intento de expandirse a otros espacios formativos en el campo de la educación especial. Otra posibilidad de reflexión sobre el tema, acompañada por teóricos del campo de la Educación pero también por interlocutores poéticos. |
Palavras-chave: | Educación Especial Formación de Profesores Egresados Curso de Pedagogía Educação Especial Formação de Professores Políticas Públicas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | BAPTISTA, Gilcelia Coelho da Silva. Formação de professores e Educação Especial: uma implicação narrada por pedagogos egressos da FFP-UERJ. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9899 |
Data de defesa: | 29-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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