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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores e Educação Especial: uma implicação narrada por pedagogos egressos da FFP-UERJ
Título(s) alternativo(s): Formación de profesores y educación especial: una implicación narrada por pedagogos egresados de la FFP-UERJ
Autor: Baptista, Gilcelia Coelho da Silva 
Primeiro orientador: Ribetto, Anelice Astrid
Primeiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Resumo: A formação de professores para atuar no Campo da Educação Especial é um tema discutido com grande interesse no meio acadêmico. Muitas vertentes filosóficas e epistemológicas existem e coexistem nessa área. Nesse texto abordo essa formação como experiência, no sentido que Larrosa (2009) dá ao termo: Aquilo que nos toca, nos move, nos atravessa. As políticas públicas do campo são apresentadas para dar embasamento jurídico ao fazer profissional inerente à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, mas também como parte da reflexão sobre a construção histórica e social do campo. A cartografia me ajudou a compor esse trabalho, dando contorno nos caminhos metodológicos, guiando por estradas sem começo ou fim, como podemos dizer: nos meios, nos entres da vida. O Curso de extensão Professores formados na FFP: entre políticas práticas e poéticas e as três professoras colaboradoras da pesquisa nos ajudam a refletir sobre o ser e estar professora de alunos com deficiência, tendo como norteadores a experiência, o afeto, a busca por formação na área. Esse texto é uma tentativa de expandir à outros espaços formativos no Campo da Educação Especial. Uma outra possibilidade de reflexão sobre o tema, acompanhada por autores do campo da Educação mas também da poesia.
Abstract: La formación de profesores para actuar en el Campo de la Educación Especial es un tema discutido con gran interés en el medio académico. Muchas vertientes filosóficas y epistemológicas existen y coexisten en esta área. En este texto abordo esta formación como experiencia, en el sentido que Larrosa (2009) da al término: Lo que nos toca, nos mueve, nos atraviesa. Las políticas públicas del campo son presentadas para dar fundamento jurídico al hacer profesional inherente a la garantía de los derechos de las personas con discapacidad, pero también como parte de la reflexión sobre la construcción histórica y social del campo de estudios. La cartografía, me ayudó a componer ese trabajo, dando contorno en los caminos metodológicos, guiando por caminos sin comienzo o fin, como podemos decir: en los medios, dentro de la vida. El curso de extensión "Profesores formados en la FFP: entre políticas prácticas y poéticas" y las tres profesoras colaboradoras de la investigación nos ayudan a reflexionar sobre el ser y estar profesora de alumnos con discapacidad, teniendo como orientadores la experiencia, el afecto, la búsqueda por Formación en el área. Este texto es un intento de expandirse a otros espacios formativos en el campo de la educación especial. Otra posibilidad de reflexión sobre el tema, acompañada por teóricos del campo de la Educación pero también por interlocutores poéticos.
Palavras-chave: Educación Especial
Formación de Profesores
Egresados
Curso de Pedagogía
Educação Especial
Formação de Professores
Políticas Públicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: BAPTISTA, Gilcelia Coelho da Silva. Formação de professores e Educação Especial: uma implicação narrada por pedagogos egressos da FFP-UERJ. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9899
Data de defesa: 29-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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