Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9900
Tipo do documento: Dissertação
Título: As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação continuada dos professores de Geografia em Ilhéus-BA
Título(s) alternativo(s): The contributions by Institutional Scholarship Program for Beginner Teaching (PIBID) to continuous Geography teachers training in Ilhéus, BA
Autor: Pereira, Camila Silva 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Baitz, Ednice de Oliveira Fontes
Segundo membro da banca: Couto, Marcos Antônio Campos
Terceiro membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Quarto membro da banca: Chagas, Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das
Resumo: A formação de professores tem se tornado uma das principais temáticas em discussão nos âmbitos acadêmicos da área de Educação. Com o intuito de ampliar essa discussão, esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência do Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência- PIBID na formação continuada dos professores de Geografia na educação básica que atuam na cidade de Ilhéus-BA. Essa pesquisa é caracterizada como exploratória que visa proporcionar maior familiaridade com um tema ainda pouco explorado, em que se busca torná-lo mais explícito, contribuindo para aprimorar ideias já existentes. Optamos pela abordagem qualitativa com a utilização de questionário, entrevista e diário de bordo para coleta de dados. Para análise dos dados utilizamos a tematização proposta por Fontoura (2011), que nos possibilitou um melhor entendimento e sistematização dos dados coletados durante a pesquisa. Assim, foi possível perceber que as ações desenvolvidas por meio do PIBID têm potencial para influenciar a formação continuada dos professores/supervisores, através da aproximação com o contexto universitário e o conhecimento de novas possibilidades de ensino. Através dessas professoras foi possível pontuar o elo entre a universidade e a escola básica como ponto de encontro formativo proporcionado pelo PIBID. Como contribuição da pesquisa, trazemos que o PIBID desenvolvido em Ilhéus-BA, nas vozes das supervisoras, proporcionou um ambiente formativo e também foi apontado como um espaço para a reflexão da prática docente e troca de experiência entre sujeitos, embora não priorize a formação continuada. Concluímos reiterando a importância do PIBID como uma política de formação para professores no Brasil.
Abstract: academic areas of the area of education. In order to broaden this discussion, this research aims to analyze the influence of the Institutional Program of Scholarship to Initiation to Teaching (PIBID) in the continuing formation of teachers of Geography in basic education in Ilhéus-BA.This research is characterized as exploratory that aims to provide greater familiarity with a subject still poorly explored, contributing to improve existing ideas. We opted for the qualitative approach with the use of questionnaire, interview and logbook for data collection. For data analysis, we used the thematization proposed by Fontoura, which enabled us to better understand and systematized the data collected during the research.Thus, it was possible to perceive that the actions developed through PIBID have the potential to influence the continuing education of teachers/supervisors, through the approximation with the university context and knowledge of new teaching possibilities. By the voice of these teachers, it was possible to establish the link between the university and the elementary school as formative spaces provided by the program. As a contribution of the research, we bring that PIBID developed in Ilhéus-BA, in the voices of the supervisors, provided a formative environment and has was appointed as a space for the reflection of teaching practice and exchange of experience among subjects, although not prioritizes continuing education. We conclude by reiterating the importance of PIBID as a training policy for teachers in Brazil.
Palavras-chave: PIBID
Teachers training
Geography teaching
PIBID
Formação docente
Ensino de Geografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PEREIRA, Camila Silva. As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação continuada dos professores de Geografia em Ilhéus-BA. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9900
Data de defesa: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Camila Pereira.pdf1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.