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Tipo do documento: Dissertação
Título: A criação curricular cotidiana e as políticaspráticas da EMEF Prof. Waldir Garcia: caminhos de canoa nos/dos currículos de educação integral
Título(s) alternativo(s): La creación curricular cotidiana y las políticasprácticas de la EMEF Prof. Waldir Garcia: trayectorias de canoa en/de los currículos de educación integral
Autor: Simões, Ceane Andrade 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Mauricio, Lúcia Velloso
Segundo membro da banca: Gonçalves, Rafael Marques
Resumo: Este trabalho de pesquisa surge do encontro de vários desejos e práticas sociais com o interesse comum de visibilizar possibilidades emancipatórias na educação pública junto com aqueles/aquelas que criam e recriam saberesfazeres no cotidiano escolar. Por isso, se situa no campo, ao mesmo tempo, teórico-político-epistemológico-metodológico dos estudos nos/dos/com os cotidianos escolares. Buscou compreender os currículos praticadospensados no cotidiano da EMEF Prof. Waldir Garcia e as políticaspráticas dos sujeitos envolvidos nessa trama a partir de suas possibilidades emancipatórias. Trata-se da primeira escola de tempo integral mantida pelo poder público municipal de Manaus desde o ano 2016 que, estando situada nas proximidades do igarapé da Cachoeira Grande (na zona Centro-Sul da cidade) e vivido de muito perto as intervenções urbanísticas e ambientais impostas no seu entorno, se deparou com situações que ameaçavam a sua existência naquela localidade, a levando a tomadas de decisão políticopedagógicas que afetaram/afetam a sua vida cotidiana, corporificadas no alargamento da jornada em tempo integral e na assunção processual de um projeto políticopedagógico fundamentado na educação integral. Nesse âmbito, aponto para a complexidade de circunstâncias envolvidas no dentrofora da escola na relação com a educação integral e, sobretudo, com a diversidade de sujeitos e culturas que circulam no seu espaçotempo, com a presença de alunos haitianos e venezuelanos, chegados a Manaus em recentes fenômenos migratórios. Assim, discuto noções centrais no campo da educação integral e dos significados implicados no alargamento da jornada escolar em suas contradições e possibilidades, me pautando em estudos de Ana Maria Cavaliere e Miguel Arroyo, capaz de oferecer alguma contribuição para o debate sobre a escola de tempo integral como política pública na esfera municipal. Assumo a posição de que a forma e o conteúdo da escola de tempo integral não podem depender nem de espontaneísmos e nem de intervenções estritamente técnico-pedagógicas que ora acentuam, ora desfocam a centralidade das escolas na definição e implementação do seu projeto políticopedagógico. Para credibilizar os modos de [re]existência praticados pela escola por meio de seus currículos praticadospensados no cotidiano com a educação integral e das suas politicaspráticas, busquei aporte em Boaventura de Souza Santos, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves e Michael de Certeau, sinalizando também para as relações que ligam os processos de padronização dos territórios urbanos (sob o subterfúgio de [re]qualificá-los), com os de padronização curricular (sob o subterfúgio de [re]qualificar a prática docente), em prol de resultados calculáveis. Considerando ainda o contexto em que a escola se situa, chamo de caminhos de canoa àquelas situações que vêm a exigir de seus praticantes habilidades, astúcias, manejos e engenhosidades diárias, muitas vezes em situações inesperadas. São também experiências curriculares que abrigam as dimensões criadoras e o potencial de irresignação frente à racionalidade moderna. Tais caminhos têm levado a escola a experimentar processos de autoridade partilhada, desinvisibilizando saberes e sujeitos no seu cotidiano, que caracterizam as suas políticaspráticas como luta por justiça social e cognitiva, operando a ecologia de saberes.
Abstract: Esta investigación surge del encuentro de varios deseos y prácticas sociales con el interés común de visibilizar posibilidades emancipadoras en la educación pública junto a aquellos/aquellas que crean y recrean saberes-actos en el cotidiano escolar. Por eso, se sitúa en el campo, al mismo tiempo, teórico-político-epistemológico-metodológico de los estudios en/de/con los cotidianos escolares. Así, busca comprender los currículos practicadospensados en el cotidiano de la EMEF Prof. Waldir Garcia y las políticasprácticas de los sujetos involucrados en esa trama a partir de sus posibilidades mancipadoras. Se trata de la primera escuela de tiempo integral mantenida por la municipalidad de Manaos desde el 2016 que, por estar ubicada muy cerca del arroyo Cachoeira Grande (zona Centro-Sul de la ciudad) y vivenciado fuertemente las intervenciones urbanísticas y ambientales impuestas en su entorno, se encontró con situaciones que amenazaban su existencia en aquella localidad, llevándola a tomar decisiones políticopedagógicas que afectaron/afectan su vida cotidiana, plasmadas con la extensión de la jornada en tiempo integral y la asunción procesal de un proyecto políticopedagógico fundamentado en la educación integral. En este marco, apunto para la complexidad de circunstancias implicadas en el dentrofuera de la escuela en la relación con la educación integral y, sobretodo, con la diversidad de sujetos y culturas que circulan en su espaciotiempo, con la presencia de alumnos haitianos y venezolanos, que llegaron a Manaos en recientes fenómenos migratorios. Así, también discuto las nociones centrales en el campo de la educación integral y de los significados implicados en la extensión de la jornada escolar en sus contradicciones y posibilidades, basándome en estudios de Ana Maria Cavaliere y Miguel Arroyo, capaces de ofrecer alguna contribución para el debate sobre la escuela de tiempo integral como política pública en la esfera municipal. Asumo la posición que la forma y el contenido de la escuela de tiempo integral no pueden depender ni de espontanieísmos y ni de intervenciones estrictamente técnico-pedagógicas que acentúan o desenfocan la centralidad de las escuelas en la definición e implementación de su proyecto políticopedagógico. Para dar credibilidada los modos de [re]existencia practicados por la escuela por medio de sus currículos practicadospensados en el cotidiano con la educación integral y de sus politicasprácticas, busqué aporte en Boaventura de Souza Santos, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves y Michael de Certeau, señalizando también para las relaciones que unen los procesos de estandarización de los territorios urbanos (bajo el subterfugio de [re]calificarlos), con los de estandarización curricular (bajoel subterfugio de [re]calificar la práctica docente), hacia resultados calculables. Teniendo en cuenta también el contexto en que la escuela se encuentra, llamo de trayectorias de canoa aquellas situaciones que vienen exigiendo de sus practicantes habilidades, astucias, manejos e ingeniosidades diarias, muchas veces en situaciones inesperadas. Son también experiencias curriculares que albergan las dimensiones creadoras y el potencial de irresignación frente a la racionalidad moderna. Tales trayectorias han llevado a la escuela a experimentar procesos de autoridad compartida, desinvisibilizando saberes y sujetos en su cotidiano, que caracterizan sus políticasprácticas como lucha por justicia social y cognitiva, operando la ecología de saberes.
Palavras-chave: Cotidiano escolar
Educación Integral
Políticasprácticas
Currículos practicados
Cotidiano escolar
Educação Integral
Políticaspráticas
Currículos praticados
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SIMÕES, Ceane Andrade. A criação curricular cotidiana e as políticaspráticas da EMEF Prof. Waldir Garcia: caminhos de canoa nos/dos currículos de educação integral. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9901
Data de defesa: 8-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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