Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9904
Tipo do documento: Dissertação
Título: As crianças e a formação docente: a educação infantil como lugar de encontro
Título(s) alternativo(s): The children and teacher education: the preschool as place of meeting/meet (?)
Autor: Flores, Roberta de Lima Manceira 
Primeiro orientador: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Primeiro membro da banca: Prado, Guilherme do Val Toledo
Segundo membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo compreender como as crianças contribuem para a formação de professoras e professores, defendendo a ideia de as escolas de educação infantil serem lugares potentes de encontro entre adultos e crianças. Do ponto de vista teórico, referencia-se em autores como Paulo Freire, Maurice Tardif, Carlos Marcelo Garcia e Antonio Nóvoa a respeito da formação docente, e de William Corsaro e outros representantes da nova sociologia da infância, tomando as crianças por sujeitos, por atores sociais. Trata-se de uma pesquisa narrativa de abordagem (auto)biográfica, realizada por uma professora da educação básica - como parte de sua trajetória docente e a partir da sua experiência, amparada nos pressupostos sobre pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly. Foi desenvolvida considerando-se as três dimensões da narrativa apresentadas por Prado, Soligo e Simas: produção de dados, registro e produção de conhecimento. Cada capítulo trata de um encontro realizado pela pesquisadora ao percorrer o trajeto da pesquisa, nesse sentido, no capítulo um, Encontro com a trajetória de formação , encontra-se a própria trajetória de formação da autora do presente estudo, tendo como texto de campo um memorial de formação, do qual emerge a questão da pesquisa. Já no capítulo dois, intitulado Encontro com as crianças , há o registro do encontro com as crianças por meio de pequenas narrativas pedagógicas do cotidiano da educação infantil, parte em que a justificativa da pesquisa é forjada. No capítulo três, Encontro com professoras e professores: através de Rodas de Conversa , professoras e professores iniciantes chegam à pesquisa para ajudar a revelar as lições que podemos aprender com as crianças.
Abstract: This paper aim s at understanding how children can contributes to the teacher education as whole, on an everyday basis at preschool. Defend the idea that preschools are powerful places for children and adult to meet, as both of them constitutes as a being and otherness one another. From the theoretical-methodological point of view we can take as basis Paulo Freire, Maurice Tardif, Carlos Marcelo Garcia e Antonio Nóvoa ideas concerning teacher education and the William Corsaro among others representatives of the new childhood sociology; taking children as beings, as social actors. This abstract is a narrative research of autobiographic approach, that has qualitative stamp. This research was done by a preschool teacher as a part of her teacher trajectory and from considering her own experience, leaning on narrative inquiry assumptions of Clandinin and Connelly. This paper was developed taking into consideration three dimensions of narrative presented by Prado, Soligo e Simas: data production, registry, and knowledge production. Each chapter deals with a self-encounter the research has had with her own self, along the way she did the research: Chapter 1 With the Formation: the research meet her own formation trajectory, having as a field text a formation memorial, where research question emerges. Chapter 2 With the children: meeting children through pedagogical narratives of the everyday preschool; this is where the research is done. Chapter 3 meet with novice teachers, that used the Circle Time Talks, to revel the lessons that we can learn with and from the children.
Palavras-chave: Children
Teacher Education
Preschool
Pedagogical Narrative
Crianças
Formação Docente
Educação Infantil
Narrativas Pedagógicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FLORES, Roberta de Lima Manceira. As crianças e a formação docente: a educação infantil como lugar de encontro. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9904
Data de defesa: 25-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Roberta Flores.pdf5,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.