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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9906
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Paideia Docente: Filosofia, Política e Ética na formação de professores para a Educação Libertadora |
Título(s) alternativo(s): | Paideia Docente: Filosofia, Política y Ética em la formación de profesores para la Educación Libertaria |
Autor: | Almeida Junior, Galvani de ![]() |
Primeiro orientador: | Sangenis, Luiz Fernando Conde |
Primeiro membro da banca: | Alcântara, Alzira Batalha |
Segundo membro da banca: | Pietrani, Anélia Montechiari |
Resumo: | Cada vez mais a atividade docente restringe-se à aplicação de conteúdos e materiais didáticos alinhados às avaliações governamentais. Tais políticas subalternizam o trabalho docente, diminuem sua autonomia e tratam-no como mero insumo. Cremos ser necessário reagir a esses modelos de políticas educacionais, para isso, há que se enfatizar a politização da educação e entendê-la como atividade ética, que compromete o docente com um projeto mais amplo de sociedade e de educação democrática, participativa e libertadora. Partimos do pressuposto de que a sólida formação filosófica e, consequentemente, política e ética do professor é essencial para sua atuação profissional. Assim, propomos como objetivo desse trabalho dissertativo discutir a partir da tríade filosofia-política-ética atrelada à atividade docente a importância da filosofia na formação do professor, na perspectiva de tornar sua ação transformadora. Para atingir esse objetivo vamos trazer argumentos filosóficos e pedagógicos que possam sustentar a nossa investigação, conectando a atividade docente a uma forte dimensão política, ética e pedagógica. Identificamos os anos oitenta, do século passado, como um período importante para o desenvolvimento da dissertação, já que naquele momento o país estava sob a égide de um regime de exceção, cuja política autoritária inibia a livre manifestação do pensamento. Ao mesmo tempo, tamanha ação repressora gerou as condições materiais que impulsionaram a reação da sociedade civil, intensificando-se a luta pela redemocratização do estado brasileiro. No campo da educação, as reformas educacionais impostas pelo governo militar fomentaram uma ampla discussão em relação à competência técnica e o compromisso político do professor, polêmica essa que será revisitada nesse trabalho, auxiliando no desenvolvimento do tema de pesquisa. No ano em que nos lembramos dos cinquenta anos da instalação de um estado autoritário em nosso país, vamos utilizar esse período da história brasileira como referência, a fim de discutir a importância da filosofia na formação do professor, com seu desdobramento político, ético e pedagógico, no sentido de possibilitar uma atuação profissional engajada, comprometida com a transformação da sociedade. |
Abstract: | Cada vez más la actividad docente se restringe a la aplicación de contenidos y materiales didácticos involucrados con las evaluaciones gobernamentales. Dichas políticas subordinan el trabajo docente y su autonomía y lo tratan como mero insumo. Creemos que es necesario reaccionar contra esos modelos de políticas educacionales, para eso, hay que enfatizar la politización de la educación y comprenderla como actividad ética que compromete al docente con un proyecto más amplio de la sociedad y de la educación democrática, partícipe y libertaria. Partimos de la condición previa que la sólida formación filosófica y, consecuentemente, política y ética del profesor es esencial para su actuación profesional. Así, este trabajo disertativo tiene como propuesta el objetivo de plantear a partir de la tríada filosofia-política-ética vinculada a la actividad docente, la importancia de la filosofía en la formación del profesor, bajo la perspectiva de dar a su acción una función transforma dora. Para alcanzar ese objetivo, presentaremos argumentos filosóficos y pedagógicos que sostienen nuestra búsqueda, conectando la actividad docente a una fuerte dimensión política, ética y pedagógica. Consideramos los años ochenta del siglo pasado como un período importante para el desarrollo de la disertación, ya que en aquel momento, el país estaba bajo la égida de un régimen de excepción y de una política autoritaria que cohibía la libre manifestación del pensamiento. A la vez, una acción represiva de tal magnitud ha creado las condiciones materiales que impulsaron la reacción de la sociedad civil, intensificando la lucha por la redemocratización del estado brasileño. En el campo de la educación, el gobierno militar impuso reformas educacionales que fomentaron una amplia discusión en relación a la competencia técnica y el compromiso político del profesor. Polémica revista en este trabajo como auxilio en el desarrollo del tema de la investigación. En 2014, cuando se recuerda los cincuenta años de la instalación del estado autoritario en nuestro país, utilizaremos como referencia este período de la historia brasileña para plantear la importancia de la filosofía en la formación del profesor, su desdoblamiento político, ético y pedagógico, de modo a posibilitar una actuación profesional dedicada y comprometida con la transformación de la sociedad. |
Palavras-chave: | Filosofía Política Ética Educación Libertaria Emancipación Social Filosofia Política Ética Educação Libertadora Emancipação Social |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | ALMEIDA JUNIOR, Galvani de. Paideia Docente: Filosofia, Política e Ética na formação de professores para a Educação Libertadora. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9906 |
Data de defesa: | 6-Jun-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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