Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9908
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma proposta de formação continuada para professoras de crianças de 4 e 5 anos
Título(s) alternativo(s): Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC): una propuesta de formación continua para profesoras de niños de 4 y 5 años
Autor: Araujo, Adriana Cabral Pereira de 
Primeiro orientador: Leite, Vania Finholdt Angelo
Primeiro membro da banca: Carvalho, Cristina
Segundo membro da banca: Fontoura, Helena Amaral da
Terceiro membro da banca: Alves, Bruna Molisani Ferreira
Resumo: Essa dissertação analisa a proposta de formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sobretudo a inserção das professoras de crianças de 4 e 5 anos, da pré-escola, nessa política nacional de formação continuada para professores alfabetizadores que vem acontecendo em todo país desde o ano de 2013. A pesquisa tem por objetivo conhecer a proposta de formação continuada do PNAIC voltada para professoras de crianças de 4 e 5 anos e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, considerando se a mesma respeita as crianças como sujeitos de direitos, seus saberes e as culturas das infâncias. Se traz em sua proposta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que trazem para a criança a centralidade na proposta pedagógica, e o respeito às infâncias na Educação Infantil. Buscamos identificar as concepções de crianças e infâncias nos documentos oficiais do PNAIC e nos cadernos de formação Leitura e Escrita na Educação Infantil , à luz da sociologia da infância com Manuel Jacinto Sarmento. Analisamos a concepção e proposta de formação continuada, assim como o respeito aos saberes docentes e as potencialidades de uma proposta de formação continuada a partir da epistemologia da prática de Maurice Tardif. A leitura dos documentos oficiais e cadernos de formação foram realizadas na perspectiva do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, buscando compreender o contexto, as influências políticas e econômicas que contribuíram na inserção da pré-escola, nessa política de formação continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir da análise documental dos registros oficiais do PNAIC e dos cadernos de formação de números 0, 1, 2 e 6 e a categorização dos dados encontrados. Na perspectiva das concepções de infâncias trabalhamos as categorias: a criança como sujeito de direitos; as culturas das infâncias. Na análise sobre formação trabalhamos com as categorias: saberes e experiências docentes; sensibilização e regulação da prática. Percebeu-se o paradoxo existente entre as concepções defendidas pelo Pacto nos documentos oficiais que visam à melhoria do desempenho das crianças na Educação Infantil e Ensino Fundamental e a lógica presente nos cadernos de formação voltada para a valorização e o desenvolvimento integral das crianças, discutindo a importância das múltiplas linguagens, da participação infantil, das interações e brincadeiras. Considera-se ainda que ausência de material, o corte de bolsas, e a ausência de uma política pública de formação para Educação Infantil e não apenas a inclusão das professoras de 4 e 5 anos numa formação voltada para alfabetização, constituíram-se nos limites que inviabilizaram a continuidade da proposta.
Abstract: Esta disertación analiza la propuesta de formación de profesores del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC), sobre todo la inserción de las profesoras de niños de 4 y 5 años, de la preescolar en esa política nacional de formación continuada para profesores alfabetizadores que vienen sucediendo en todo país desde el año 2013. La investigación tiene por objetivo conocer la propuesta de formación continuada del PNAIC dirigida a profesoras de niños de 4 y 5 años y coordinadores pedagógicos de la educación infantil, considerando si las mismas respeta a los niños como sujetos de derechos, sus saberes y las culturas de las infancias. Se trae en su propuesta las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (DCNEI), que traen para el niño la centralidad en la propuesta pedagógica, y el respeto a las infancias en la Educación Infantil. Buscamos identificar las concepciones de niños e infancias en los documentos oficiales del PNAIC y en los cuadernos de formación "Lectura y Escritura en la Educación Infantil", a la luz de la sociología de la infancia con Manuel Jacinto Sarmento. Analizamos la concepción y propuesta de formación continua, así como el respeto a los saberes docentes y las potencialidades de una propuesta de formación continua desde la epistemología de la práctica de Maurice Tardif. La lectura de los documentos oficiales y los cuadernos de formación se realizaron en la perspectiva del Ciclo de Políticas de Stephen Ball, buscando comprender el contexto, las influencias políticas y económicas que contribuyeron en la inserción del preescolar, en esa política de formación continuada. Se trata de una investigación cualitativa, a partir del análisis documental de los registros oficiales del PNAIC y de los cuadernos de formación de números 0, 1, 2 y 6 y la categorización de los datos encontrados. En la perspectiva de las concepciones de infancias trabajamos a las categorías: el niño como sujeto de derechos; los cultivos de las infancias. En la perspectiva de las concepciones de infancias llegamos a las categorías: el niño como sujeto de derechos, las culturas de las infancias. En la análisis sobre formación trabajamos con las siguientes categorías: saberes y experiencias docentes, sensibilización y regulación de la práctica. Se percibió la paradoja existente entre las concepciones defendidas por el Pacto en los documentos oficiales que apuntan a la mejora del rendimiento de los niños en la Educación Infantil y Enseñanza Fundamental y la lógica presente en los cuadernos de formación contonua a la valorización y el desarrollo integral de los niños, la importancia de los múltiples lenguajes, la participación infantil, las interacciones y los juegos. Se considera además que ausencia de material, el corte de fondos y la ausencia de una política pública de formación para Educación Infantil y no sólo la inclusión de las profesoras de 4 y 5 años en una formación orientada hacia alfabetización, se constituyeron en los límites que inviabilizaron la continuidad de la propuesta.
Palavras-chave: PNAIC
Formación continua
Educación infantil
PNAIC
Formação continuada
Educação infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ARAUJO, Adriana Cabral Pereira de. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma proposta de formação continuada para professoras de crianças de 4 e 5 anos. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9908
Data de defesa: 20-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Adriana Cabral Pereira de Araujo.pdf1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.