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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Metodologia de Investigação na Escola em aulas de Geografia
Título(s) alternativo(s): The School research Model in Geography class
Autor: Silva, Thiago Soares e 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Sacramento, Ana Cláudia Ramos
Segundo membro da banca: Marendino, Rosane Barbosa
Resumo: Este trabalho discute sobre metodologias de ensino e apresenta uma em específico, a denominada Metodologia de Investigação na Escola, que durante a pesquisa foi aplicada por quatro professores de Geografia de diferentes lugares do Rio de Janeiro. Procurou investigar com a Metodologia de Investigação na Escola no contexto brasileiro pois não foi possível, na época de elaboração da pesquisa inicial, encontrar trabalhos sobre ela disponíveis em português mesmo em grandes bancos de artigos acadêmicos nacionais como a Rede Sirius, Scielo ou Capes, ou sequer informações de sua utilização ou experimentação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando para recolha de dados as narrativas docentes a partir das percepções sobre a atividade desenvolvida com base na Metodologia de Investigação na Escola. Teve como objetivos específicos apresentar a Metodologia de Investigação na Escola de forma aprofundada, apontar contribuições que as experiências possam dar para o ensino de Geografia, observar as mudanças na relação entre professor e estudante a partir da transformação da dinâmica das aulas e verificar suas possibilidades no contexto brasileiro. A análise das narrativas buscou evidenciar o que os docentes colaboradores apontaram como contribuições e possibilidades da referida metodologia. Encontramos apontamentos como melhoria da relação entre professores e alunos no dia a dia, diminuição do problema de indisciplina e das chances de aumento da autonomia dos estudantes no aprendizado, assim como também uma possibilidade de aprendizados mais significativos dos conhecimentos geográficos escolares. Concluímos que a Metodologia de Investigação na Escola pode colaborar para as aulas de Geografia no Brasil ao possibilitar uma outra relação entre os conteúdos e conceitos estudados, e entre alunos e professores. Este trabalho pode servir de base para futuras pesquisas sobre esta metodologia, uma vez que procuramos apresenta-la juntamente com seus principais referenciais teóricos e detalhou-se o passo a passo para sua utilização, de forma gradual e inicial para estudantes e professores que jamais tenham tido contato com ela até chegar a estágios mais avançados.
Abstract: This Masters dissertation discusses about teaching methodologies and presents one in specific, the School Research Model that during this research was applied by four Geography teachers from different places in Rio de Janeiro. Sought to investigate with the Scholl Research Model in a Brazilian context because it wasn´t, on the time of initial research elaboration, possible to find publications in Portuguese, even in academic papers in national databases, not even information about its use or experimentations in Brazil. This is a qualitative research, using for data collection teaching narratives based on the perceptions about the activity developed with School Research Model. It had as objectives to present the School Research Model in depth, to point out contributions that the experiences can give to the teaching of Geography, to observe the changes in the relationship between teacher and students from the transformation of the dynamics of the classes and verify their possibilities in the Brazilian context. The analysis of the narratives sought to highlight what the teachers collaborators pointed out as contributions and possibilities of the aforementioned methodology. This way we found appointments like the improvements of the relationship between teachers and students in the daily basis, decrease of the problem of indiscipline and the increase in chances of autonomy of students, as well as the possibility of more meaningful learning of the school geographical knowledge. We conclude that the School Research Model can contribute to the geography classes in Brazil by enabling another type of relationship between the contents e concepts studied, and between students and teachers. This work can serve as a basis for future research on this methodology, since we seek to present it together with its main theoretical frameworks and detailed the step by step for its use, gradually and initially for students and teachers who have never had contact with it until reaching more advanced stages.
Palavras-chave: School Research Model
Geography teaching
Teaching-learning
Teachers narratives
Metodologia de Investigação na Escola
Ensino de Geografia
Ensino- aprendizagem
Narrativas docentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Thiago Soares e. A Metodologia de Investigação na Escola em aulas de Geografia. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9912
Data de defesa: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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