Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9913
Tipo do documento: Dissertação
Título: Encontros com a docência: diálogos e narrativas na negociação de sentidos das práticas cotidianas
Título(s) alternativo(s): Meetings with teaching: dialogues and narratives in the negotiation of meanings of everyday practices
Autor: Gouvêa, Tânia da Costa 
Primeiro orientador: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Primeiro membro da banca: Reis, Graça Regina Franco da Silva
Segundo membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Terceiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Resumo: Esta dissertação tem origem na pesquisa desenvolvida com professoras de educação infantil e orientação pedagógica da Escola Municipal Lucilândia, localizada em Silva Jardim e inscreve-se no campo das pesquisas nosdoscom os cotidianos. Apresenta como percurso metodológico e formativo encontros, diálogos e narrativas de docência objetivando discutir e compreender de que modo diálogos e narrativas contribuem com a produção das práticas curriculares enredadas aos processos de formação coletivos, como busca evidenciar e potencializar esse processo de produção e de formação da docência que se configura nos encontros. Deste modo, problematiza a contribuição dos diálogos e das narrativas desses processos na produção dos fazeressaberes docentes ao perceber e discutir visões hegemônicas presentes nas práticas cotidianas, considerando a possibilidade de haver deslocamentos de percepções e sentidos quanto aos modos de pensar. Traz como principais referenciais teóricos a noção de encontro de Garcia (2015), os conceitos de enunciação, dialogismo, intersubjetividade, alteridade e ato responsivo de Bakthin (2011), as noções de singularidade e multidão de Negri (2016), além de noções que fazem parte do pensamento de Boaventura de Sousa Santos para dialogar com os sujeitos dessa pesquisa e pensar os encontros (GARCIA, 2015) como espaçotempo de produção que considere as sensações e os afectos/afecções (CARVALHO, 2009) na produção dos conhecimentos e sentidos de docência e currículos .
Abstract: This master´s dissertation was initiated through a research carried out with teachers of Early Childhood Education and educational guidance of the Lucilândia Municipal School, located in Silva Jardim, and it is part of Everyday Life Studies. It presents meetings, dialogues and teaching narratives as a methodological and formative course, aiming to discuss and understand how dialogues and narratives contribute to the production of curricular practices entangled in collective formation processes, and it intends to highlight and enhance this process of production and formation of the teaching that is configured in the meetings.Therefore, this investigation problematizes the contribution of the dialogues and the narratives of these processes in the production of the teachers' knowlegdeandpractices in perceiving and discussing hegemonic visions present in the daily practices, considering the possibility of displacements of perceptions and senses, regarding the ways of thinking.This analysis is based mainly on the following theoretical references: the notion of meeting, postulated by Garcia (2015), the concepts of enunciation, dialogism, intersubjectivity, alterity and responsiveness, proposed by Bakthin (2011), Negri's notions of singularity and multitude (2016), in addition to notions that are part of Boaventura Sousa Santos thought to dialogue with the subjects of this research and to analyze meetings (GARCIA, 2015) as a production spacetime that considers sensations and affects/affections (CARVALHO, 2009) in the production of knowledge and meanings of teaching and curricula.
Palavras-chave: Meetings
Dialogues
Education
knowlegdeandpractices
Teaching
Encontros
Diálogos
Formação
Fazeressaberes
Docência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: GOUVÊA, Tânia da Costa. Encontros com a docência: diálogos e narrativas na negociação de sentidos das práticas cotidianas. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9913
Data de defesa: 13-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Tania Gouvea.pdf898,94 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.